IPMA Projeto

Visão IPMA no Gerenciamento de Projetos Programas e Portfólio

A troca de experiências na IPMA (anteriormente INTERNET) tem uma longa tradição. Tudo começou em 1964. O gerente de projeto de aeronaves da Europa, Pierre Koch (França) convidou Dick Vullinghs (Holanda) e Roland Gutsch (Alemanha) para discutir os benefícios do Método do Caminho Crítico (CPM) como uma abordagem de gestão. Que se mostrou um ótimo método para gerenciar grandes projetos com patrocinadores internacionais, de resultados incertos, bem como influências complexas e dependências de diferentes disciplinas técnicas. Este grupo foi presidido por Yves Eugene da AFIRO (Associação Francesa de Informática e Pesquisa Operacional). O professor Arnold Kaufmann sugeriu a formação de uma da INTERNET (International Network).

Linha do tempo

Em 1965, este grupo de pessoas fundou a IMSA (International Management Systems Association), independente das empresas e oficialmente localizada na Suíça, o país mais respeitado e politicamente neutro da Europa Ocidental nos tempos da “Guerra Fria”. Dois anos mais tarde, o Grupo Checoslovaco de Ciência em Gestão de Projetos emitiu convites para se juntar à primeira conferência sobre “os Métodos de Análise de Rede” em Praga. PhD Vladimira Machova foi o anfitrião na época. Depois, com o patrocínio do Centro Internacional de Computadores em Roma, gerido pelo professor Claude Berge, realizou-se em Viena o primeiro Congresso Mundial Internacional. A partir de então INTERNET foi o nome oficial da associação.

Em 1967, a sociedade INTERNET, de dois anos de idade, realizou seu primeiro Congresso Internacional de Internet na Europa.

Em 1989, são lançados Cursos Avançados para o desenvolvimento das competências de especialistas em gestão de projetos, programas e portfólios.

Em 1996, realizou-se em Paris o 13º Congresso Mundial. A rede internacional de computadores torna-se realidade. A Diretoria Executiva (ExBo) renomeou INTERNET para International Project Management Association, IPMA (terceiro e atual nome), mas manteve o logotipo.

Em 1998, a IPMA inicia a certificação de indivíduos e a versão ICB, v.1.0. é publicada.

Em 2001 a IPMA é constituída em Curitiba/PR com o nome de ABGP (Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos) com créditos ao Prof. Dr. Darli Rodrigues Vieira (UFPR), Gilles Caupin (AFITEP), Dalton Valeriano, Rui Wagner Sedor (Siemens), Silvio Aurélio de Castro Wille (Projexpert) e Marcos Varella, com apoio da APOGEP (Associação Portuguesa de Gestão de Projetos).

Em 2002, a IPMA lança o Prêmio de Excelência em Projetos Internacionais IPMA.

Em 2005 é criado o RCB (referencial Brasileiro de competências) pelos Profs. Hélio Gomes de Carvalho e José Amaro dos Santos.

Em 2006 é lançado o ICBv3.

Em 2009 é então fundada a IPMA Brasil (Belo Horizonte/MG, mudando-se para o Rio de Janeiro/RJ) com créditos a Raphael Albergarias de Oliveira Lopes, Rodrigo do E. Santo, Fabricio de Almeida Arruda, Gustavo Curi Araújo, Ricardo Mendes Junior, Wilson Guilherme Ramalho da Silva, Eduardo Linhares Qualharini, Renato Pantel Pereira e Jorge Luciano Gil Kolotelo e tendo como Sponsor o Prof. Darci Ribeiro

Em 2012, a IPMA oferece avaliação e certificação organizacional através da IPMA Delta e para Consultores. A IPMA Brasil lança o NCB3, Referencial de Competências.

Em 2015, o IPMA traz a Estratégia 2020.

Em 2016 a IPMA Brasil conquista a validação internacional e o Full Membership.

A IPMA é uma organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento profissional e organizacional. É uma federação com mais de 55 associações de gerenciamento de projetos no mundo.

É a única que utiliza o modelo de certificação 4LC baseado nas competências e utiliza ISO 17024 como referência normativa para certificação de pessoas.

Os produtos da IPMA

  • Certificação e Profissionais de Gerenciamento de Projetos (IPMA Level A, B, C e D)
  • Certificação de Consultores de Gerenciamento de Projetos (IPMA PPMC e IPMA PMC)
  • Certificação de Organização (Delta) em Gerenciamento de Projetos (IPMA Delta)

Atuação ampla e focada

  • Desenvolvimento da profissão e melhores práticas;
  • Ações em media social, parcerias, apoio e estimulo em eventos, webinar revistas etc.
  • Consultorias e Treinamentos;
  • Young Crew destinados a jovens até 35 anos.
  • Scheme Committe ou Comitê Setorial, inserção das organizações nos assuntos IPMA.
  • Grupos Técnicos junto à ABNT.
  • Referenciais de competências como NCB3 e NCB4.
  • Exames de certificação on-line para IPMA-D

Material

Figura 1. Linha do tempo (IPMA Brasil, 2017)

Figura 1. Linha do tempo (IPMA Brasil, 2017) clique para ampliar

  • Artigo enviado por Jorge Kolotelo

Quero saber mais sobre o IPMA!

Agora que você já conhece o IPMA que tal participar de uma web aula com um dos fundadores?

Data: 18/05/2017 às 20h

Tema: Visão IPMA no Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

Este Webinar vale 1 PDU (Técnico)

jorge-kolotelo

Palestrante: Jorge L. G. Kolotelo

Gerente de Portfólio Sênior, Gestão de Programas e Projetos para particulares, Governo e ONGs.
Primeiro Assessor da IPMA para Profissionais Certificadores.
Professor para NPPG / POLI / UFRJ, Petrobras, SENAI-SC / PR, UFPR, Fundace / USP, Unesp, ESIC, UDC, Uniamérica e cursos e treinamentos internos.
Eventbrite - Webinar: Visão IPMA no Gerenciamento de Projetos Programas e Portfólio

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Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

4 thoughts on “Visão IPMA no Gerenciamento de Projetos Programas e Portfólio

  1. Tenho acompanhado o IPMA há algum tempo. Pretendo me inscrever para a certificação IPMA-B um dia, mas, é um custo bem alto. Para o Brasil, as certificações do IPMA são diferencial para contratação?

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