Tecnologia

Utilizando o MS Project sem o MS Project

Imagine-se na faculdade ou pós-graduação criando projetos diretamente no MS-Project, mas você está sem computador e aquele do cybercafé não tem ele instalado, o que fazer?  Se desesperar? Procurar um amigo que tenha o CD? Verificar se na empresa o pessoal utiliza a ferramenta? Chamar o Superman? Não se desespere, você nem precisa dele instalado em seu computador e o melhor é que pode sim criar e editar projetos desde que os tenha exportado para um arquivo XML em qualquer sistema operacional.

image

Ai você se pergunta: Mas como é possível? E nós respondemos: Com o Gantter!  E esse o Gantter não é o Gunther do seriado Friends1.

Gantter2 na verdade é um aplicativo web, gratuito onde você pode criar, importar e exportar, além de poder salvar em PDF  seus projetos criados no MS® Project. Ainda só fizemos testes com o site e o programa da Microsoft®, mas realizaremos testes de ferramentas free e Opensource para gestão de projetos.

Algumas informações importantes para quem quer começar são:

  • O site é desenvolvido pelo Ucraniano Volodymyr Mazepa, tentamos contato para discutir sobre a licença e se seria possível colaborar, de resposta recebemos um grande “É freeware, e não tem pretensão de ser opensource”.
  • Apesar do código não ser aberto, ele utiliza uma interface limpa, bonita e funcional. Muito parecida com a do Google Docs.
  • Ele foi traduzido para várias linguagens, vide o menu Ajuda > Sobre.
  • As propriedades padrão de configuração são extremamente funcionais e de simples entendimento.
  • A função de importação e exportação funciona muito bem e sem riscos de perder dados, porém a impressão/exportação para PDF não é muito agradável, faça o teste.

Referencias

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta