Projeto

Transformação Ágil! Imprescindível e acima das ferramentas, são as pessoas!

A velocidade que somos “engolidos” pela tecnologia, muitas vezes pode nos trazer a sensação de não obter resultados de acordo com o planejado.

Mas você sabia que nem só de tecnologia vive as empresas?

É necessário mais, muito mais.

As empresas precisam de mais conseguir adotar uma transformação ágil de modo sustentável.

Afinal muitas vezes os processos se tornam extremamente burocráticos, e obvio, para estar vivo no mercado, empresas ágeis devem aumentar significamente a produtividade de entrega de projetos, com qualidade, e satisfação do cliente

Parece simples, não é?

As vezes é preciso mudar, mudar a forma de gestão. Se esse assunto é importante para você como é para mim, considere ler as próximas linhas.

Você pode se surpreender

Fui abordada em algumas palestras com a pergunta.

Mudar formas de gestão enraizadas é impossível?

Ainda que eu já tenha ouvido de muitas pessoas que é impossível, eu falo de fatos. Não!

Não é impossível!

Quer ver só?

É bem fácil comparar a mudança de gestão com as mudanças de hábitos para resolver um determinado problema nosso, não é? Seja um problema de procrastinação, ou quem sabe ajustar as contas financeiras?

Aparentemente simples se considerarmos que descobrir a forma de mudar os hábitos de uma vez por todas. 

A verdade é que quando os resultados de gestão de sua empresa não saem de acordo com o planejado e a empresa não apresenta o desempenho satisfatório, o momento é ideal para reavaliar a cultura empresarial.

Todos nós sabemos que a cultura de uma organização é formada por seus valores e crenças que refletem na vida real a forma como estabelece seus relacionamentos e tipos de gestão, bem como tudo aquilo que permeia o comportamento dos colaboradores.

Como a cultura é algo enraizado, mudá-la então pode ser um processo bastante difícil, trabalhoso e que exige em contrapartida um bom planejamento, execução e medição.

Nesse sentido, nasce o profissional AgileCoach que tem muito a agregar para a organização, uma vez que possuem formação específica para avaliar, diagnosticar e apresentar soluções no campo da transformação cultural.

Falamos além das ferramentas, falamos de criação de uma nova imagem, da aceitação e de nova forma de pensar das pessoas.

E você sabe quanto isto é difícil não sabe?

É  preciso muito esforço para mudar de opinião.

Muitas vezes somos influenciados apenas por nossa primeira impressão, “Pré-Conceitos” ouvidos sem base ou fundamentação para tal

Mas esses pré julgamentos baseado em intuição ou achismo,  vem à tona com força e é totalmente tóxico para mudança de mindset ágil e você reage.

Procurar uma maneira diferente de avaliar – como pedir opiniões objetivas às pessoas ou muitas outras coisas que você não pode fazer a respeito para encontrar novas respostas que está buscando.

A transformação envolve conceitos humanos profundos, capazes de produzir reações emocionais que podem desmotivar os funcionários.

E o capital humano é além das ferramentas

É o que nos inspira, e o que realmente importa.

Muitos profissionais já entendem a importância do assunto e buscam capacitação. Preparam-se para evitar esse tipo de situação, porque suas estratégias estão sempre focadas na preservação do bem-estar dos colaboradores.

Nesse sentido, a mudança ocorre por meio da criação de um novo contexto em que as pessoas tenham as atitudes e comportamentos esperados para garantir os resultados necessários.

Somente a conscientização dos colaboradores sobre os benefícios a serem verificados a partir da alteração de valores e crenças que os deixará aptos efetivamente para assumir esse compromisso.

Com essa receita o foco será incrível. De resultado, custo baixo e retorno alto.

Promova sua gestão a um novo patamar de agilidade, eficiência, qualidade e de entrega de valor para o negócio ao lado de pessoas colaborativas e experientes.

Isabela Gayno
AgileCoach, Autora, Consultora em desenvolvimento de Software, Instrutora, Palestrante e mais importante que todas anteriores “MÃE”.
Master e Practitioner em PNL, Coach Self, possui MBA em Marketing Digital e Redes Sociais e Pós-Graduação em Engenharia de Software.
Com mais de 15 anos de experiência, atuando 7 anos com Transformação Ágil dentro das organizações, sente-se extremamente desafiada com o tema de engajamento e desenvolvimento de times, onde vivencia a liderança sempre favorecendo um ambiente criativo, cooperativo e comprometido para os resultados da empresa.
Dedica-se àquilo que chama de efeito multiplicador, como escritora, autora, colunista do Ti Especialista, ProjetoseTI e Agile Momentum. “Conhecimento bom é conhecimento compartilhado”

Deixe seu comentário