Tecnologia

Taskkill, aprendendo a usar as ferramentas do Windows com apenas um clique

Bom dia pessoal, hoje vamos falar sobre uma ferramenta simples e muito poderosa o Taskkill, é sempre bom aprender e relembrar algumas coisas.

Primeiramente, abra o Prompt de comando do Windows CMD , para isso, faça o seguinte:

1ª Opção

Pressione simultaneamente as teclas “Windows” + “R” do seu teclado para abrir o comando “Executar”, dentro do campo de textos, digite CMD e pressione a tecla “Enter” do teclado ou o botão “OK”;

2ª Opção

Digite CMD no campo de pesquisas do menu iniciar e pressione a tecla “Enter” do seu teclado. Quando você entrar no prompt de comando, verá uma tela preta com frases em branco, mais ou menus como o que está escrito abaixo:

Microsoft Windows [versão 6.1.7600] Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. C:UsersPROJETOSETI>

Agora digite:

taskkill /?

Isso irá mostrar todas as opções do taskkill, e será mais fácil para você entender. Caso queira salvar em um arquivo de texto para melhor entendimento e deixar como estudo : taskkill  /? >> c:task.txt

De todas as opções do aplicativo, vamos utilizar duas : /F = primeira força a finalização de aplicativos /FI = e a segunda utiliza filtros, ou seja, você pode filtrar o que deseja ou não finalizar.

Então podemos utilizar o comando da seguinte maneira: taskkill /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe”

OBSERVAÇÃO: Ou seja, taskkill /F, finaliza os processos de modo forçado o que é meio óbvio, pois, se o processo não está respondendo, ele será “forçado a se retirar da festa”. /FI “USERNAME eq PROJETOSETI”, finaliza o processo que estiver rodando em nome do seu usuário, ou seja, se seu usuário é Juca, o comando será /FI “USERNAME eq Juca”. O eq significa igual.

Agora, como nós não queremos finalizar o processo “Explorer.exe” e “dwm.exe” (para não sumir tudo da sua tela), utilizamos: /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe”

OBSERVAÇÃO: Ou seja, /FI – Filtro, IMAGENAME ne nome do processo não deve ser igual a “explorer.exe” (ne significa NOT EQUAL).

Entendeu?

Certo, mas eu disse “Com apenas um clique” no título, não? Claro, isso tudo que foi descrito acima, foi para que você entenda o que está fazendo, pois, não é legal fazer algo sem entender, certo? Agora vem a mágica Clique com o botão direito do mouse em qualquer área em branco (sem programas) da sua Área de Trabalho, passe o mouse sobre “Novo” e clique em “Atalho”: Novo >  Atalho Agora, cole o comando: taskkill /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe” No campo “Digite o local do item”.

Nota: Altere o nome “PROJETOSETI” para o nome do seu usuário;

Em seguida clique em “Avançar” e “Concluir”. Se preferir, altere o ícone do aplicativo, para algum ícone de sua preferência. Por último, arraste para a superbar (Super Barra de Tarefas) do Windows 7 para fixar, e pronto, toda vez que um programa não responder, basta clicar neste aplicativo.

Só para você saber, você pode adicionar mais aplicativos para não serem finalizados, eu optei pode não finalizar o “Firefox”, e você pode fazer como quiser, pois o comando que eu passei, finaliza todos os programas de uma só vez, veja como ficou o meu:

taskkill.exe /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe” /FI “IMAGENAME ne firefox.exe” /FI

Caso queira finalizar apenas um processo, ficaria assim: taskkill.exe /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME eq firefox.exe” /FI

Finaliza apenas o Firefox. Espero que tenha sido útil.

Coimbra, PMP on BehanceCoimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

Deixe seu comentário