Eletrônica Tecnologia

Simples Fonte LM317 – Ajustável

É do conhecimento de todos que uma fonte de alimentação torna-se um elemento essencial na bancada de um hobbysta, técnico ou engenheiro da (área) eletroeletrônica. O projeto proposto neste post é uma simples e ajustável, porém muito eficiente, fonte portátil que varia a tensão partindo de 1,25Vcc à pouco mais de 12Vcc. Esta será utilizada em muitos projetos posteriormente apresentados aqui no blog.

Nota: Esta publicação tem o total consentimento do autor original (desde transcrição de textos bem como imagens). Esclareço que em nenhuma das hipóteses, infringiu-se direitos autorais.

Outro ponto importante é que passarei apenas as mudanças, os detalhes são idênticos, cabendo ao interessado na montagem consultar o artigo nos links que serão citados. A montagem eficaz e sem problemas, deverá ser precedida de uma leitura atenciosa do texto abaixo. As condições propostas para efetuar o post no blog foram: 1 – Mencionar as origens do projeto: É autoria de meu amigo, professor em disciplinas de eletrônica e informática: Renato B. Santiago.

O circuito original e detalhamento da montagem, pode ser encontrado em www.quartzo.net – Justificativa pelas quais se efetuaram as mudanças no circuito e quais foram: A fonte original para circuitos comuns ou digitais simples, funciona perfeitamente. Ao testá-la em circuitos micro controlados (estes são um pouco críticos em protoboards, principalmente quando utiliza-se cristal como fonte de clock para o sistema ) encontrei problemas na estabilidade de alguns projetos. As mudanças foram:

  • C1 e C2 = aumentada a tensão de trabalho para 35Vcc.
  • C3 = 470uF x 35Vcc.
  • R2 passou para 1KΩ.
  • Adicionado C5 = 100nF (104) cerâmico.
  • Adicionado R3 = 1,5KΩ – 1/8W

Algumas imagens do projeto em desktop (clique para ampliar):

Layout 3D

Por se tratar de um circuito pequeno e com trilhas mais espessas, a placa pode ser construída através de transferência com toner obtendo-se excelente acabamento das trilhas depois da corrosão.

Lista de todos os componentes para a placa acima:

  • D1, D2 = 1N4007
  • C1 = 1000uF x 35Vcc (eletrolítico)
  • C2 = 10uF x 35Vcc (eletrolítico)
  • C3 = 470uF x 35Vcc (eletrolítico)
  • C4, C5 = 100Kpf ou 100nF (104) cerâmicos 50V
  • P1 = 10KΩ potenciômetro linear
  • U1 = LM317 (circuito integrado regulador de tensão)
  • R1, R2 = 1KΩ – 1/8W
  • R3 = 1,5KΩ – 1/8W
  • PR = parafusos para fixação na caixa.
  • CT = Center Tape (secundário do Trafo) 0V
  • T1, T2 = Ligar as saídas 15 e 15v do Trafo (não importa a ordem).

Os  materiais diversos estão, como dito antes, no artigo do professor Renato.

Download Completo aqui – atualizado em Dez/2016

Observação: Ao imprimir as imagens acima, ajuste no programa que estiver utilizando para 100% do tamanho, ou a mesma poderá sair maior ou menor, dependendo do caso. Com isso fica impossibilitada a montagem na caixa, pois as medidas reais são 6cm x 3cm.

Para quem desejar que esta montagem se transforme em fonte de tensão fixa, basta colocar um trimpot azul de 25 voltas vertical 10k direto na placa e ajustar conforme necessidade.

No detalhe, um pequeno dissipador no LM317, pois em alguns experimentos o mesmo aquece um pouco. Medida de proteção para evitar danos ao mesmo.

Fonte completamente montada.

Ligada e testando um led vermelho de alto brilho 5mm.

As fotos acima, mostram o acabamento final do projeto. Se houver por acaso instabilidades com projetos sensíveis tipo pré-amplificadores de áudio, experimente trocar C3 por algum de maior capacitância (foi o que precisei fazer com esta  :D), mas mantenha a mesma tensão de trabalho e leve em consideração que um capacitor de valor maior neste ponto do circuito poderá fazer com que ao diminuir a tensão, o tempo de resposta seja maior.

Algumas placas foram confeccionadas por uma microempresa especializada, pelo fato do projeto ser parte da grade de uma disciplina, na faculdade onde o professor Renato leciona (é o caso da placa na foto).

O projeto é livre, para ser publicado de outras formas, não se esqueça de mencionar o idealizador e projetista do mesmo, afinal trata-se de algo que realmente vale investir, pelo sucesso garantido.

Fábio L. Betoni on Linkedin
Fábio L. Betoni
Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, Técnico em Automação Industrial - CREA/SP, Técnico em Eletrônica - CREA/SP, Pós-Técnico em Automação Industrial. Atualmente trabalha como Analista de Sistemas (Com ênfase em Infraestrutura de Datacenter e Redes, MS Hyper-V, MS Windows e Gnu/Linux); Desenvolvedor de circuitos, layout, protótipos, montagens, testes de placas de circuito impresso e projetos com microcontroladores Microchip©, técnico em radiocomunicação terrestre e via satélites.

6 thoughts on “Simples Fonte LM317 – Ajustável

  1. olá Rafael, estou aqui no blog, aprendendo com você um pouco do seu vasto conhecimento em TI. OBRIGADO.
    Olhe: os links estão quebrados novamente. Que pena! Mas sei que logo que você puder, os reativará. abraço!

  2. olá Fabio Betoni, estou aqui no blog, aprendendo com vocês um pouco do seu conhecimento em TI. OBRIGADO.
    Olhe: os links estão quebrados novamente. Que pena! Mas sei que logo que você puder, os reativará.

    Abraço!
    Gomes, Brasília-DF

Deixe uma resposta