Carreira Tecnologia

Seu emprego está em perigo, as tendências de TI para 2030 – PARTE 2

Continuando nosso artigo SEU EMPREGO ESTÁ EM PERIGO, AS TENDÊNCIAS DE TI PARA 2030 – PARTE 1, vamos falar de tecnologias que também são quentes e estão mudando as nossas vidas e o potencial de futuro das mesmas.

As tecnologias que foram estudadas nestes artigos estão relacionadas com a área de tecnologia da informação, área na qual eu trabalho desde 1997, sendo assim, já passei por muitos modismos e tendências como planilhas Lotus 123, atualmente utilizando MS-EXCEL e migrando para o Google Docs para extraindo o melhor da forma de trabalho colaborativo.

Na área de gerenciamento, lembro de começar utilizando a ISO9001 para montar procedimentos, no final da década de 90 iniciei a utilização do MS Project, no início de 2000 treinamentos de melhores práticas do PMI e sua famosa certificação PMP, em 2004 em diante o ITIL surgiu forte para padronizar os processos de TI, os chamados então passaram a chamar INCIDENTE e a vida seguiu normalmente e no momento vivemos a onda do AGILE que toma de assalto as organizações, quer saber mais sobre AGILE leia o artigo Transformação Ágil aqui.

As tendências que vamos falar neste artigo são:

INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Imagine ter a sua empresa auditada pela receita federal através de inteligência artificial, atualmente temos o WATSON da IBM apresentando dados de obras de arte, jogando jogos como xadrez com humanos e logo mais quebraremos a barreira entre humanos e máquinas.

Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

ROBÓTICA

A robótica é o futuro da engenharia mecânica e com o advento da inteligência artificial, os robôs também se tornam equipamentos muito mais úteis para auxiliar o ser humano em suas atividades, seja regar o nosso jardim, dirigir, fazer uma cirurgia no cérebro ou serem enviados para a guerra no lugar de soldados humanos, a robótica aplicada é uma área que devemos prestar atenção no futuro.

É necessário entender de mecânica e desenvolvimento de software para fazer os robôs funcionarem.

Para acessar o curso clique aqui.  (Gratuito em EN)

IMPRESSÃO 3D DOMESTICA

O uso das impressoras 3D fica cada vez mais simples e os valores começam a baixar, em um futuro próximo poderemos imprimir além de blocos de montar órgãos para serem utilizados em nossos corpos. Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

CLOUD COMPUTING

É a nuvem veio para ficar e a AMAZON dominou o mercado tão rápido que faltam profissionais e sim na maioria das vagas eles exigem certificações.

Para quem teve a oportunidade de habilitar um servidor na nuvem vai perceber que a atividade parece ser muito simples, porém a complexidade começa quando você tem computação distribuída, usa BIG DATA e precisa configurar seus nós de sincronismo.

Então vamos estudar? Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

VEÍCULOS AUTÔNOMOS

Lendo os dois artigos que escrevi você vai perceber que as tecnologias se encaixam como peças de lego, seja, Inteligência Artificial + Robótica = Veículos Autônomos.

Parece simples na matemática da evolução, porém fazer um carro reconhecer um ser humano ou um poste são coisas bem diferentes e exigem um grande número de cálculos, algoritmos e equações para auxiliar o computador a pensar.

Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

Escrevendo estas linhas reflito sobre a importância da lógica de programação para o profissional de TI e caso os colegas trabalhem com TI e de aprender uma linguagens de programação que possuem sintaxe tão fácil como falarmos um idioma.

Sugiro o Python como um forma de aprendizado para aqueles que desejam aprender a programar ou mesmo para os amigos mais avançados em seus estudos.

Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)   FONTES:

Fabio Bahia
Gerente de Projetos na Infosys
Sou um humano em busca da excelência nos relacionamentos humanos, pai de 4 filhos, surfista, graduado em administração, pós em engenharia de software, MBA em gestão e negócios e MBA em qualidade no gerenciamento de projetos ISO10006.

Deixe seu comentário