Seis lições sobre os Métodos Ágeis em Projetos

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Albert Einstein

As metodologias ágeis, XP, Scrum e outras, vieram para ficar. A aplicação em projetos de TI e outras áreas cresce a cada dia mais, e para fazer uso dos métodos ágeis o foco está em se adaptar às mudanças para obter resultados eficientes em menor tempo e custo. Empresas como Locaweb, Itaú, Globosat, entre outras, fazem o uso dessa metodologia com resultados  de sucesso. De acordo com estudos e considerações com profissionais da área, separamos seis lições que ampliam a sua visão sobre Métodos Ágeis:

1. Flexibilidade e simplicidade na abordagem

Não é contra a documentação, mas sugere a criação apenas de documentos que tem valor para o projeto. Simplificando e agregando flexibilidade.

 2. Mudanças e quebras de paradigma poderão e deverão ser feitas

“ÁGIL é uma atitude, não um processo específico ou conjunto de práticas.” Aplicar o agile é enfrentar mudanças e buscar novidades.

3. Podem ser aplicados em Projetos de áreas variadas

Os benefícios das práticas ágeis podem ser obtidos  na maioria dos projetos, independentemente de porte ou tema, desde que sejam adaptadas  à realidade do projeto.

4. Melhoria na satisfação e motivação dos times de desenvolvimento do projeto

Projetos que não se limitam a um gerente de projetos, mas cria a cultura de autogerenciamento, com foco na equipe e nos resultados.

5. Adaptação à evolução das necessidades de negócio, dando mais influência sobre as mudanças de requisitos.

Cria-se uma percepção maior sobre o escopo do Projeto, auxiliando a Análise dos Requisitos.

6. Maior pontualidade na entrega. Estimativas mais realistas, clientes mais envolvidos e satisfeitos.

A integração entre a equipe gera um senso de responsabilidade e compromisso pelo projeto, entregando resultados eficientes e de forma mais rápida.

Essas 6 lições são pontos importantes para que você possa compreender  os métodos ágeis e sua aplicação e perceber que o tema AGILE não é algo impossível.

Agile é uma mentalidade. É uma forma de pensar, uma atitude ou filosofia baseada em valores ágeis, princípios e práticas.

Se você deseja se aprofundar no assunto, obter ainda mais conhecimento sobre a área disponibilizamos o Webinar Gratuito: O que o Gerente de Projetos precisa saber sobre Práticas Ágeis, acesse aqui. Aproveite! Sinta-se a vontade para entrar em contato com a Projectlab pelo e-mail info@projectlab.com.br, estamos prontos para te ajudar!

Comentários

comentarios

Coimbra, PMP on sabbehanceCoimbra, PMP on sabfacebookCoimbra, PMP on sablinkedinCoimbra, PMP on sabyoutube
Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.

Coimbra, PMP

Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.