Projeto

Relatórios de desempenho: Entradas, Ferramentas e Técnicas e Saídas do Guia PMBOK®

Bom dia pessoal, recentemente falamos sobre as Informações sobre o Desempenho do trabalho e a dificuldade que muitas pessoas tem confundindo com os relatórios de desempenho. Os Relatórios de desempenho são uma saída do processo de Reportar desempenho, que está sob O grupo de processos de monitoramento e controle  das Comunicações do Projeto. Eles comunicam o desempenho do projeto e fornecem informações do status em relação ao escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos e riscos para as várias partes interessadas conforme o Plano de Gerenciamento de Comunicação.

Eles fornecem o status do projeto de forma organizada e resumida, previsões, ganhou valor da informação, análise de variância, relatórios de desempenho do vendedor, conquistas significativas, o status de riscos, e do projeto. Os relatórios podem ser na forma de gráficos de barras, tabelas, histograma Curvas S, etc. A Figura 10-15 do Guia PMBOK®1 oferece uma amostra muito boa de um relatório de valor agregado.

Relatórios de desempenho

Conforme Guia PMBOK®, Quarta Edição, relatórios de desempenho são uma saída do Grupo de processos de Monitoramento e Controle e são uma entrada para:

  • Gerenciar a equipe do projeto (Grupo de processos de execução)
  • Distribuir Informação (Grupo de processos de execução)
  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Monitorar e controlar os riscos (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Administrar aquisições (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)

Informações sobre o Desempenho do trabalho, Medidas de desempenho do trabalho (WPMs) e as previsões orçamentais são os principais insumos utilizados na geração de relatórios de desempenho, no processo de Reportar desempenho.

Neste caso uma pequena equação que considero é

Informações sobre o Desempenho do trabalho + Medidas de desempenho do trabalho + previsões orçamentais = Relatórios de desempenho

O ponto chave a se notar aqui é que o foco dos relatórios de desempenho é a pura comunicação. Relatórios de desempenho são usados para comunicar o status do projeto para os interessados. A distribuição de relatórios de desempenho é feita de acordo com o Plano de Gerenciamento de Comunicações. Analisando as Informações sobre o Desempenho do trabalho, medidas de desempenho de trabalho (WPMs) e os relatórios de desempenho. Vamos reunir estes conceitos e amarra-los juntos.

Informações sobre o Desempenho do trabalho inclui status de entregas, cronograma de progresso, custos, valor atingido das medidas do desempenho técnico, o estado de implementação das solicitações de mudança, de status, de riscos etc… Informações sobre o Desempenho do trabalho reúnem como o projeto está sendo executado. São estas informações que são entrada para a maioria dos processos do grupo de Monitoramento e Controle. Informações sobre o Desempenho do trabalho são usadas para gerar Medidas de Desempenho do trabalho (WPM), como SV, CV, SPI, CPI e as previsões orçamentárias, tais como, ETC, EAC. Juntos, as previsões, Informações sobre o Desempenho do trabalho, WPMs e o Orçamento são usados para gerar os Relatórios de desempenho.

Como você pode ver, Informações sobre o Desempenho do trabalho incluem os pequenos detalhes do projeto. Será que todas as partes interessadas, como cliente, patrocinador, a diretoria precisam saber todos os detalhes do projeto? São inúmeras as informações para que eles consomem. Algumas partes interessadas pode ser apenas interessadas num “quadro geral”, enquanto outros podem precisar de uma visão mais detalhada.

Os Relatórios de desempenho servem para dar às partes interessadas as informações de como o projeto está progredindo na forma de relatórios bem organizados e resumidos, em um nível de detalhe que eles precisam. O foco de relatórios de desempenho é a comunicação.

Espero que esta pequena visão melhore significantemente essa diferença entre Informações sobre desempenho de trabalho e Relatórios de desempenho, até o próximo artigo.

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta