Comunicações Projeto Recursos Humanos

Reflexão sobre equipe e motivação

Toda equipe é desafiada, todo membro merece um gestor atencioso e todo gestor merece uma equipe motivada!!

A palavra equipe vem a cada dia se tornando mais genérica e em minha opinião chega a ser banal utilizar o termo equipe ou time para qualquer grupo de pessoas. Pessoas são indivíduos com habilidades e defeitos, virtudes e carências, caráter e sentimentos. Um grupo de pessoas por se só não caracteriza uma equipe, nesse momento é que posso destacar o papel de liderança, o líder é o responsável por influenciar esse conjunto de tal forma que tudo aquilo que não fazia sentido passa a ser um objetivo e pessoas com o mesmo objetivo formam equipes.

Um gerente de projetos deve ser capaz de formar equipes e de identificar o comportamento de cada membro visando alinhar os entendimentos e garantir um ambiente coeso. Atenção é uma das principais qualidades de uma liderança. Todos querem ser admirados, respeitados, perguntados e mesmo que no momento sua opinião não venha a ser relevante ou entre em conflito com os objetivos definidos, só o ato de escutar com atenção já lhe proporciona um nível de integração com os membros da sua equipe de forma superior.

Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil e ninguém lhe prometeu um mar de rosas. Muitos gestores esperam que um aumento de salario seja o principal responsável pela motivação de um membro de sua equipe, dinheiro é importante e pode até garantir alguns dias de contentamento porem são as relações interpessoais que viabiliza uma equipe motivada.

Objetivos claros podem garantir um ambiente mais harmonioso para um projeto. Equipes são formadas em função de um objetivo e a crença que os objetivos podem ser alcançados é o principal argumento de um gestor de projetos. Elevar o nível dos seus integrantes e mostrar os resultados alcançados é um  radiador de motivação importante. Aprender a elogiar é mais importante do que aprender a criticar. Estar junto da equipe e ver os objetivos sendo alcançados é um privilegio que deve ser saboreado diariamente.

Os dias passam e muitas vezes precisamos ajustar o entendimento da equipe e precisamos lidar com as diferenças. Criticar tem seu valor quando feito de maneira concisa. Conversa com um integrante da equipe que vem passando por alguma dificuldade seja técnica ou pessoal é fundamental, mostre-se presente e todos estarão junto a você nos momentos mais desafiadores do seu projeto.

Não tenho o objetivo com esse texto de fixar todos os conceitos que aprendi durante minha experiência como líder de equipe ou gestor de projetos, quero apenas levar o leitor a reflexão de que equipe é algo fundamental para o sucesso. A saúde da sua equipe é que condiciona a velocidade do seu projeto e que faz toda diferença as suas entregas. Atenção, respeito e comprometimento são à base do sucesso de um projeto.

Juarez Guimarães

Deixe uma resposta