Tecnologia

Redes: um conceito amplo

Bem, eu não irei falar sobre redes sociais ou networking, hoje trarei outras abordagens sobre os estudos das redes. A rede pode ser estudada sob a ótica de diversas outras disciplinas, dentre elas: Matemática, Sociologia, Computação etc.

Tal variedade traz benefícios ao  assunto quando enriquece o seu escopo de conceitos diferentes e dialoga simultaneamente com várias ciências, proporcionando um arcabouço mais democrático.

No entanto, os estudantes ao conhecerem alguma teoria relacionada a redes podem sentir dificuldades no aprendizado por não haver um consenso ou uma teoria unificada. Por serem originários de várias fontes cientificas, podem ocorrer duplicidade de conceitos, ou seja, o mesmo objeto de estudo com nomes diferentes.

Exemplificando pelo prisma da matemática podemos citar a Teoria dos Grafos, que relaciona pontos e suas relações, podendo resolver problemas como o engarrafamento do trânsito em grandes cidades para auxiliar na engenharia de tráfego e criar melhores rotas para circulação dos carros.

image

Em Computação, podemos citar a Teoria das Redes Neurais Computacionais, que cria algoritmos computacionais para aprendizado de máquina e resolver problemas como o funcionamento artificial de neurônios auxiliando na interação com as próteses e órteses automáticas para pessoas com deficiência física e amputação de membros.

Na área de Sociologia, as redes podem identificar a composição da malha social de determinada região, identificando elementos-chaves como áreas de interesse populacional, pontos de concentração e distribuição de materiais e informações, podendo auxiliar na análise de desenvolvimento regional de determinado território.

Em suma, observa-se a importância desse conceito para várias ciências, visto a gama de aplicações que ele abrange, portanto vale a pena estudar e se aprofundar nos conceitos de redes, quem sabe se você não é o próximo a criar uma solução para seus problemas e desafios a partir das redes?

Daniel Rodrigues de Oliveira

Deixe uma resposta