Eletrônica Tecnologia

Reaproveitando um pouco de sucata

Olá pessoal. Mais um post! Neste iremos aproveitar um pouco de sucata para nossos experimentos. Cedida por um amigo, exploraremos uma velha placa de monitor CRT. Geralmente muitos componentes podem ser reaproveitados, tanto em reparos quanto em adaptações e outros.

Para um protoboard, os resistores não servirão pois os terminais são muito curtos. Deixaremos eles para um próximo.

No momento o que pode interessar são:

O cristal de 4Mhz e os dois capacitores cerâmicos de 33pF. São excelentes para aplicações com micro controladores, nas quais uma base constante de tempo se faz necessária.

Outra coisa bem interessante são os trimpots que podem ser usados no conversor A/D, controle de contraste do lcd e outros que explicaremos em momentos oportunos.

Um led bicolor para o próximo post que irá ensinar o projeto “Olá Mundo” com o famoso pisca-led iniciando do básico.

Desta vez iremos aprofundar no datasheet e ver quais os parâmetros necessários à inicialização de um PIC16F628A e rodar nosso programa de alguns modos.

Nosso propósito não é um curso de micro controlador e sim algo mais prático como projetos. Uma dica aos nossos leitores é buscar conhecimentos sobre: PORTs e TRIS. Existem inúmeras fontes espalhadas pela internet, requisitos estes que serão necessários ao entendimento do código que será escrito (nosso programa).

Por último, um componente não fácil de encontrar no mercado:

Um pequeno indutor de 100uH (micro Henry). Este será utilizado em um post futuro. Por hora ele fica na caixa de componentes !

Conclusão: este post não tem muitos mistérios ou algo relevante. O que interessa são os componentes que as vezes são difíceis de adquirir em algumas localidades. O próximo post fará uso do led bicolor, cristal, capacitores de 33pF, nossa fonte LM3171, 1 – PIC16F628A e alguns resistores. O que ainda deve ser feito é retirar cuidadosamente os componentes para posterior reutilização.

Até a próxima!

Fábio L. Betoni on Linkedin
Fábio L. Betoni
Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, Técnico em Automação Industrial - CREA/SP, Técnico em Eletrônica - CREA/SP, Pós-Técnico em Automação Industrial. Atualmente trabalha como Analista de Sistemas (Com ênfase em Infraestrutura de Datacenter e Redes, MS Hyper-V, MS Windows e Gnu/Linux); Desenvolvedor de circuitos, layout, protótipos, montagens, testes de placas de circuito impresso e projetos com microcontroladores Microchip©, técnico em radiocomunicação terrestre e via satélites.

Deixe uma resposta