Projeto

Projetos versus Operações Continuadas

Bem pessoal, O tema Projetos e Operações continuadas estão presentes nas certificações CAPM e PMP e a sua reflexão contribui bastante na formulação do conceito real de projetos, por isso não podia deixar de escrever esse texto para ajudar aqueles que pretendem fazer algumas dessas provas de certificação e também para quem deseja entender um pouco mais sobre projetos.

Projetos são executados desde os primórdios da civilização. A construção das Pirâmides do Egito ou a construção da Muralha da China são exemplos de projetos. No entanto, projetos não se restringem a empreendimentos grandiosos. Todos nós executamos projetos em nosso dia-a-dia: a construção de nossas casas, nossas viagens e, até mesmo, nossa própria vida são exemplos de projetos.

Observando a definição formal retirada do PMI nos diz que: Um projeto é um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos pré-definidos estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade. Podemos chegar a um conceito rápido sobre projetos baseados em temporalidade e exclusividade. O projeto é algo realizado apenas uma vez e associado aos diversos fatores presentes na realização do mesmo a sua exclusividade é garantida.

Já no que se refere a operações continuadas o nosso cotidiano também é rico em exemplos como a produção de carros, relógios, a impressão de livros. Esses exemplos relatados  são reflexos de projetos que já se encerraram e estão na fase de operação continuada. A operação continuada é iniciada após o termino do projeto, onde o produto resultante geralmente recebe o aceite para entrar nessa fase.

A definição de operações continuadas tem como objetivo produzir o mesmo resultado repetidas vezes e não possuem um inicio e fim definidos. Basicamente essa é a diferença entre estas e projetos. Para melhor entendimento a tabela abaixo apresenta as diferenças entre ambos:

Projetos Operações Continuadas
Inicio e fim definidos Sem inicio e fim definidos.
Temporário por natureza Continuo.
Produz um só produto ou serviço Produz o mesmo produto ou serviço constante.
O encerramento é definido por critérios específicos. Os processos não são encerrados.

Qualquer duvida é só postar um comentário! Aguardo a participação e feedback de vocês. Juarez Guimarães

Juarez Guimarães

Deixe uma resposta