Conhecimento PMO Projeto

Project office gerando valor como gestor do conhecimento

O que é MATURIDADE ?

No Contexto organizacional o conceito de maturidade está associado aos conceitos de excelência e alto desempenho.

Como chegar lá?

De acordo com diferentes modelos que descrevem o ciclo de geração de conhecimento organizacional, o processo de melhoria contínua encontra-se imerso no referido ciclo. Quando os indivíduos aprendem e se desenvolvem, automaticamente o conhecimento adquirido se transforma em valor que aplicado na execução das atividades diárias gera: qualidade, produtividade e consequentemente melhora o desempenho.

Quando a execução do ciclo de aprendizagem é direcionada e sistemática, a organização vivencia um ciclo de melhoria contínua ininterrupto que a leva à tão desejada excelência organizacional.

Qual é o papel do Project Office neste contexto?

Em uma organização projetizada, os projetos representam grandes fontes de produção de conhecimento organizacional. Este conhecimento precisa ser catalogado, guardado, disseminado e aplicado entre os projetos. Assim sendo, o Project Office assume um novo papel tornando-se um Gestor de Conhecimento e sendo responsável pela aplicação e gestão dos processos do conhecimento (catalogar, guardar, disseminar e aplicar conhecimento). Estes processos do conhecimento são colocados em execução usando Práticas de Gestão do Conhecimento.

Como tornar o Project Office maduro?

Segundo Pinto, Cota e Levin (2010), o grau de maturidade de um Project Office é resultado de sua capacidade em gerar valor para seus clientes e para a organização como um todo.

Assim sendo, o Project Office no seu papel de Gestor do Conhecimento se torna o grande articulador de conhecimento organizacional, gerando excelência e melhorando o desempenho mediante a aplicação e gestão de Práticas de Gestão do Conhecimento, isto no ambiente do projeto e entre os diferentes projetos.

Quer uma dica?

Para exemplificar elaborei a tabela a seguir, onde são relacionadas algumas das atividades do Project Office que proporcionam alto valor aos projetos e à organização. Para cada atividade é apresentada uma Prática de Gestão do Conhecimento que quando aplicada potencializa os resultados da atividade, gerando ainda muito mais valor e impulsionando a geração da maturidade do Project Office.

image

Quer mais uma dica?

Assista minha Web Aula http://projetoseti.com.br/web-aula-implementando-um-programa-eficiente-de-licoes-aprendidas/

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta