Escopo Integração Projeto

Premissas e Restrições – Você realmente domina estes assuntos?

Identificar e validar as premissas e restrições de um projeto é fundamental para alcançar o sucesso no encerramento do projeto. A compreensão das premissas e das restrições não pode ser negligenciada durante o processo de iniciação e planejamento de um projeto, pois poderá gerar inúmeros riscos ao projeto. Riscos são administrados pelos gerentes de projetos e devem ser acompanhados constantemente.

Como as premissas podem vir a gerar riscos para o projeto então devemos dispor de uma atenção especial a elas. Muitas vezes as restrições aparecem para responder essas premissas ou simplesmente contorna-las.

Abaixo segue a definição de premissas

Premissas são hipóteses, condições que assumimos como verdade para alcançar um objetivo exclusivo. Para os processos de planejamento sempre consideramos as premissas como certas, reais e seguras. As mesmas devem ser precisas e especificas. Todas as premissas geram riscos ao projeto.

Exemplos de premissas

  • O cliente disponibilizará ambiente de hardware e software conforme especificados na proposta de venda.
  • O produto só poderá ser divulgado após a instalação dos 400 outdoors disponibilizados pela empresa contratante.

Após compreendermos o que é uma premissa é interessante identificar as restrições que são geradas pelas premissas.

Abaixo segue a definição de restrições

Restrições são limitações impostas interna ou externamente ao projeto. As restrições normalmente estão vinculadas a orçamento, cronograma, recursos e escopo. Respeitar as restrições é fundamental para o sucesso do projeto.

Exemplos de restrições:

  • O processo de aquisição deverá ser encerrado 30 dias antes da entrega formal do produto.
  • Todos os integrantes da equipe deveram estar regulamentados via CLT e não será permitida a contratação de consultoria externa para esse projeto.

Após compreender o que são premissas e restrições, identificar os riscos causados por elas é fundamental na visão do projeto como um todo. Busque sempre visualizar o projeto em sua amplitude e procure inserir procedimentos para evitar surpresas no fim do projeto.

As premissas e restrições são identificadas em alto nível na iniciação do projeto e deverá ser detalhada no processo de definir o escopo do projeto.

Dúvidas em simulados para PMP e CAPM referentes às premissas e restrições são muito comuns.

Fique Ligado!!

Juarez Guimarães

Deixe seu comentário