Projeto Riscos

Planejamento: Identificar os Riscos

O processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação de suas características. Os participantes das atividades de identificação de riscos podem incluir os seguintes: gerente do projeto, membros da equipe do projeto, equipe de gerenciamento dos riscos (se for designada), clientes, especialistas no assunto esternos à equipe do projeto, usuários finais, outros gerentes de projetos, partes interessadas e especialistas em gerenciamento de riscos.

Embora essas pessoas em geral sejam os principais participantes da identificação dos riscos, todo o pessoal do projeto deve ser estimulado a identificar os riscos.

Identificar os riscos1 é um processo iterativo porque novos riscos podem surgir ou se tornar conhecidos durante o ciclo de vida do projeto. A frequência da iteração e os participantes de cada ciclo variam de acordo com a situação. O formato das declarações de riscos deve ser consistente para garantir a capacidade de comparar o efeito relativo de um evento de risco com outros no projeto.

O processo deve envolver a equipe do projeto de modo que possa desenvolver e manter um sentido de propriedade e responsabilidade pelos riscos e pelas ações associadas de resposta a riscos. As partes interessadas externas à equipe do projeto podem fornecer informações objetivas adicionais.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de Gerenciamento dos riscos 1. Revisões de documentação 1. Registro dos riscos
2. Estimativas de custos das atividades 2. Técnicas de coleta de informações
3. Estimativas de duração das atividades 3. Análise de listas de verificação
4. Linha de base do escopo 4. Análise de premissas
5. Registro das partes interessadas 5. Técnicas de diagramas
6. Plano de gerenciamento dos custos 6. Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)
7. Plano de gerenciamento do cronograma 7. Opinião especializada
8. Plano de gerenciamento de qualidade
9. Documentos do projeto
10. Fatores ambientais da empresa
11. Ativos de processos organizacionais

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta