Projeto Tempo

Planejamento: Estimar os recursos das atividades – Cronograma

Seguindo o nosso Índice do nosso GUIA PMBOK®1, verificaremos como Estimar os recursos das atividades dentro dos processos de planejamento de cronograma.

Estimar os recursos das atividades é o processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.

Estimar os recursos das atividades é estreitamente coordenado junto com o processo estimar custos.

Por exemplo:

  • Uma equipe de um projeto de construção precisará estar familiarizada com as legislações  de construção locais.  Geralmente, tal conhecimento está facilmente disponível em fornecedores locais. Contudo, se o serviço de mão de obra local carece de experiência em técnicas de construção incomuns ou especializadas, o custo adicional de um consultor pode ser a maneira mais efetiva de assegurar o conhecimento das legislações de construção locais.
  • Uma equipe de planejamento automotivo precisará estar familiarizada com as mais recentes técnicas de montagem automatizada. O conhecimento necessário pode ser obtido através da contratação de um consultor, do envio de um projetista a um seminário de robótica, ou da inclusão de alguém da produção como um membro da equipe do projeto.
ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS

1. Lista das atividades

1. Opinião especializada

1. Requisitos de recursos das atividades

2. Atributos das atividades

2. Análise de alternativas

2. Estrutura Analítica dos Recursos

3. Calendários dos recursos

3. Dados publicados para auxílio de estimativas

3. Atualizações dos documentos do projeto

4. Fatores ambientais da empresa

4. Estimativa “bottom-up

5. Ativos de processos organizacionais

5. Software de gerenciamento de projetos

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta