Custo Projeto

Planejamento: Estimar os custos

Bom dia pessoal, estamos quase preenchendo todo o nosso Índice do nosso GUIA PMBOK®1. Verificaremos como Estimar os custos do projeto que tal? Fiquem de olho e comentem no portal!

Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto. As estimativas de custo são um prognóstico baseado na informação conhecida num determinado momento. Incluem a identificação e a consideração das alternativas de custo para iniciar e terminar o projeto. Compensações de custos e riscos devem ser consideradas, como fazer versus comprar, comprar versus alugar e o compartilhamento de recursos para alcançar custos otimizados para o projeto.

Estimativas de custos são geralmente expressas em unidades de alguma moeda (por exemplo, dólar, euro, iene, etc.), embora em alguns casos outras unidades de medida, como horas ou dias de pessoal, sejam usadas para facilitar as comparações através da eliminação dos efeitos das flutuações das moedas.

As estimativas de custos devem ser refinadas durante o curso do projeto para refletir detalhes adicionais que se tornarem disponíveis. A precisão da estimativa de um projeto aumentará conforme o mesmo progride no seu ciclo de vida. Portanto, a estimativa de custos é um processo iterativo de fase para fase. Por exemplo, um projeto na fase inicial poderia ter uma ordem de grandeza (ROM sigla do inglês) estimada na faixa de ± 50%. Mais tarde, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas podem estreitar para uma faixa de ± 10%. Em algumas organizações, existem diretrizes para quando tais refinamentos podem ser feitos e o grau de exatidão esperado.

Fontes de entradas de informações são derivadas das saídas dos processos do projeto em outras áreas de conhecimento. Após serem recebidas, todas essas informações ficarão disponíveis como entradas para os três processos de gerenciamento dos custos. Os custos são estimados para todos os recursos que serão cobrados do projeto. Isso inclui, mas não se limita a mão de obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, assim como categorias especiais como provisão para inflação ou custos de contingências. Uma estimativa de custo é uma avaliação quantitativa dos custos prováveis dos recursos necessários para completar a atividade.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Linha de base do escopo 1. Opinião especializada 1. Estimativas de custos das atividades
2. Cronograma do projeto 2. Estimativa análoga 2. Bases das estimativas
3. Plano de recursos humanos 3. Estimativa paramétrica 3. Atualizações dos documentos do projeto
4. Registros dos riscos 4. Estimativa “bottom-up
5. Fatores ambientais da empresa 5. Estimativas de três pontos
6. Ativos de processos organizacionais 6. Análise de reservas
7. Custo da qualidade
8. Software de estimativa de gerenciamento de projetos
9. Análise de proposta de fornecedor

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
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Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

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