Agile Projeto

Papéis do Scrum: O ScrumMaster

O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. O Scrum Master faz isso para garantir que o Time Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum. O Scrum Master é um líder servidor para o Time Scrum. 1

 Encontrando técnicas para o gerenciamento efetivo do Backlog do Produto;

O Product Backlog é mais importante artefato do Scrum, pois dele provém tudo o que o sistema precisa ter para atender as necessidades. Não é incomum o Product Owner trabalhar em conjunto com o ScrumMaster para encontrar formas mais ágeis de gerenciar releases, itens do Backlog e até mesmo participar da formulação das histórias que farão parte das Sprints que virão. Ele auxilia o Product Owner de modo que este consiga desempenhar bem o seu papel, pois a saúde do produto depende da boa gestão as funcionalidades que serão feitas. 

Claramente comunicar a visão, objetivo e itens do Backlog do Produto para a Equipe de Desenvolvimento;

O ScrumMaster é responsável por garantir que o time tenha sempre em mente a visão do produto, pois é ela que orienta o desenvolvimento. Sempre que um time tiver dúvida a respeito do caminho, se está correto, basta analisar se adere a visão do produto, que no final é a meta a ser alcançada. 

Ensinar a Time Scrum a criar itens de Backlog do Produto de forma clara e concisa;

Partindo do princípio que não podemos desenvolver aquilo que não conhecemos, o ScrumMaster tem que ajudar o time principalmente no início dos trabalhos a se organizar, decompor itens do Backlog para criar o Sprint Backlog de forma que para o time fique claro o que deve ser feito durante a Sprint. Lembre-se que ninguém, nem mesmo o ScrumMaster deve dizer ao time como ele fará o seu trabalho, o que o ScrumMaster tem que fazer é subsidiar as decisões do time e facilitá-las.

Compreender a longo-prazo o planejamento do Produto no ambiente empírico;

Talvez seja esta a missão mais difícil do ScrumMaster. Já que a gestão pode e quase com certeza irá sentir-se ansiosa com os resultados do trabalho. Também é de reponsabilidade do ScrumMaster orientar o Product Owner e o Time de Desenvolvimento quanto aos ensinamentos que a visão holística traz e como se tornarem mais produtivos.

Compreender e praticar a agilidade;

Costumamos dizer que o ScrumMaster é no time Scrum quem mais entende do Scrum, pois ele é também o responsável pela gestão do processo empírico guardião das práticas do Scrum. Antes de qualquer coisa, o ScrumMaster tem que entender de agilidade, de tudo o que ser ágil significa. Ele é o Coaching do time Scrum e cabe a ele aconselhar o time ensinando-o como ser mais ágil.

Facilitar os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários.

Se algo não estiver bem, por exemplo, o time não tem sido efetivo em suas reuniões diárias ou em suas retrospectivas, é papel do ScumMaster intervir de forma a tornar tais reuniões proveitosas, pois o processo de controle empírico necessita que seja assim para estar sempre melhorando. O ScrumMaster não precisa estar sempre nas reuniões diárias, mas ele deve assegurar-se de que estas estão sendo realizadas sempre no mesmo horário e mesmo local. Nas reuniões de entrega e retrospectiva ele assume o papel de mediador/facilitador afim de guiar o time para ser efetivo e eficiente em ambas.

Remover Impedimentos, uma tarefa nem sempre fácil.

Uma das mais importantes responsabilidades do ScrumMaster é remover impedimentos, mas afinal, o que seriam considerados impedimentos?

Aquilo que impede; estorvo, obstáculo. Estado de pessoa impedida, por qualquer causa, de cumprir os deveres de seu cargo. Circunstância que torna ilícito ou anula o matrimônio. Bras. No futebol, posição irregular do jogador que não lhe permite receber a bola de seus companheiros de equipe.m. Aquilo que impede. Ato ou efeito de impedir2.

Tudo aquilo que por ventura vier a atrapalhar o time durante o desenvolvimento dos Product backlog items selecionado para um determinada Sprint pode ser considerado Impedimento. O ScrumMaster não é um super-herói, com super poderes, mas ele tem a missão de defender o time de desenvolvimento das interferências externas, e elas podem vir de muitos lugares, inclusive da Gestão. Algo que é considerado um impedimento, mas muitos ScrumMasters não visualizam como é o fato do time muitas vezes não ter conhecimento necessário para realizar um ou mais itens selecionados para desenvolver. Neste caso o ScrumMaster deve remover este impedimento buscando soluções para sanar tal deficiência, seja ela uma consultoria especializada ou até mesmo treinamentos para os membros do time. Não é incomum o impedimento ser de ordem humana, pelas várias nuances que as pessoas possuem, neste caso o ScrumMaster facilita o trabalho do time e orienta-os em como resolver os conflitos existentes, independente da solução adotada, o que deve ser levado em consideração é o que é melhor para o time em geral.

Conhecer ROI e TCO

Um bom ScrumMaster deve ter em mente que uma de suas atribuições é auxiliar o Product Owner em sua tarefa de otimizar o ROI (Return on Investiment). Para isto é necessário que o ScrumMaster tenha conhecimento do que é o ROI para um determinado produto e qual a importância para o Negócio que o produto tem. Outro fator importante é conhecer o TCO (Total Cost of Ownership), pois um produto só tem ROI positivo se o TCO for aceitável. É necessário incluir no TCO o custo para manutenção de tal produto após suas releases, e tendo isto em vista as boas práticas de engenharia, TDD, etc. devem ser adotadas para tornar o produto de mais fácil manutenção possível.

Referencias

Miguel Carlos Honorio

Comentários

Deixe uma resposta