PMO Projeto

O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – O papel do CPO – Chief Project Officer (Diretor de projetos)

Continuando a nossa série de artigos sobre O que e um PMO? (Escritório de Projetos). Vamos ver um pouco sobre o CPO (Chief Project Office) ou CP3O (Chief Program, Portfolio and  Project Office) que é o responsável pelo setor, nosso índice se encontra até agora divido em:

  1. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Introdução1
  2. O que é um PMO? (Escritório de projetos) – Evolução2
  3. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Equipe de Projeto Autônoma3
  4. O que e um PMO? (Escritório de Projetos) – PSO Project Support Office4
  5. O que e um PMO? (Escritório de Projetos) – PMCOE Project Management Center Of Excellence5
  6. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – O papel do CPO – Chief Project Officer (Diretor de projetos)6
  7. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Escritório de Gerenciamento de Programas (PMO – Program Management Office)7
  8. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Modelo Hibrido8
  9. O que é um PMO? – Como iniciar o seu, por onde começar9
  10. PMO , Pessoa ou escritório? 10 (Artigo de Damázio Teixeira, PMP muito importante para esclarecimento geral).
  11. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – PMO: O Escritório de Projetos e a Visão Administrativa (Meu artigo para o e-News PMI)11
  12. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Fase de Implantação e Operação12

O termo Chief Project Officer, ou CPO,  pode não ser conhecido em muitas indústrias, mas é um termo que muitas organizações devem empenhar-se em memoriza-lo. Um CPO é um único indivíduo a nível de Diretoria, que é responsável por fornecer governança sobre projetos internos da organização.

CP3O

Um CPOs deve tornar-se CP3Os – chefe de projeto, programa e portfólio oficiais! É impossível fornecer um valor para uma organização se qualquer uma das camadas de governança do projeto são ineficazes. Como o  C-3PO em Star Wars (Imagem acima), o CP3O precisa ser um especialista em comunicação e entender o idioma da direita e os protocolos para usar em diferentes níveis da organização, para amarrar o projeto, os processos de gerenciamento de programa e portfólio diretamente para a criação de valor.

A carteira de nível de gestão, selecionando direito os projetos e programas para continuar, cancelar ou iniciar é vital para o sucesso futuro da organização. O CP3O deve ser um conselheiro chave da equipe executiva responsável pelo plano estratégico e selecionando o mix permanente de trabalho para a organização; balanceamento de alto risco, projetos de alta recompensa que podem definir o futuro da organização com projetos ‘mais seguros’ que ajudam a manter as luzes acesas e mantem o crescimento do negócio hoje.

A sua capacidade e a capacidade dos sistemas de entrega de programa e projeto da organização é um fator fundamental e a restrição primária sobre esse processo. O CP3O deve ser a pessoa com o conhecimento para facilitar a tomada de decisão eficaz.

Gerenciamento do programa enfoca a coordenação eficiente de múltiplos projetos para criar benefícios. Cada programa está focado no fornecimento de elementos-chave da estratégia global da organização e, consequentemente, tem uma contribuição significativa para tornar-se a capacidade da organização para fornecer um valor para seus stakeholders13. O CP3O deve ser pró-ativo no sentido de garantir que os programas atendem aos objetivos de negócios.

O patrocinador do programa e outros gestores podem ter a responsabilidade para a tomada de iniciativa, já CP3O centra-se em habilidades e apoio.

Gerenciamento de projeto é focado na criação eficiente de entregas definidas na carta de projeto. Projetos são mais eficazes quando seus objetivos são claramente definidos e mudança desnecessária é minimizada. Enquanto os gerentes de projeto se reportam a uma variedade de gestores, a CP3O deve incidir sobre o desempenho e desenvolvimento de competências.

A maioria das organizações desenvolveram PMOs para apoiar a entrega dos projetos e programas e para fornecer os dados necessários para a governança e as decisões de gestão de portfólio. O desenvolvimento e operação da estrutura do PMO na organização devem ser uma responsabilidade do núcleo do CP3O. O papel de um diretor de projeto é ser praticamente uma manjedoura de gerentes de projeto.

A diferença entre diretores de projeto e gerentes de programa é o programa é criado para entregar um benefício definido (da responsabilidade do gerente de programa) e os projetos são criados para entregar as saídas necessárias para permitir o benefício. O gerente tem a responsabilidade global tanto para o desempenho dos projetos dentro do programa gerando benefício.

Considerando que a administração do projeto tende a ser responsável por averiguar o desempenho dos projetos dentro de sua área de responsabilidade. O diretor do projeto normalmente centra-se na disciplina e na localização.

Os resultados do projeto podem contribuir para uma série de iniciativas no âmbito da organização. O papel de CP3O (ou CPO) está se tornando mais comum, definir uma proposição de valor para este executivo será extremamente importante  para a melhoria no fornecimento de valor por meio de projetos e programas.

Dentre as iniciativas chave, é possível utilizar um CP3O para garantir a melhoria contínua14 dentro da organização é desenvolver um foco na melhoria de processos utilizando um modelo de maturidade eficaz. O OPM3 do PMI15 é provavelmente a melhor ferramenta de perspectiva com seu foco em projetos, programas e gerenciamento de portfólio.

Por que projeto governança é necessário a nível de Diretoria?

Organizações bem sucedidas em muitas indústrias descobriram o que eles precisam para melhorar a comunicação entre a administração e suas equipes de projeto. Esta necessidade de governança a nível sênior tem crescido além da necessidade de garantir que as equipes de projeto e o  capital de investimento interno sejam utilizados estrategicamente.

Somente alguém com nível sênior tem a autoridade e meios para vincular projetos com objetivos estratégicos e chegar na horizontal entre departamentos para rever gastos e agendas, para regular a utilização de recursos e para cancelar projetos que já não estão em alinhamento com os objetivos estratégicos. Esta representação deve ser capaz de executar as seguintes tarefas:

  • Fazer a ligação de todos os projetos de planos de negócios estratégicos e operacionais;
  • Certificar-se de que cada projeto suporta os objetivos de negócio;
  • Exigir que cada projeto tenha um gerente eficaz ou líder responsável;
  • Implementar e manter uma metodologia adequada de Gerenciamento de projetos;
  • Manter com rigor e gerenciar formalmente as alterações para o projeto, escopo, orçamento, cronograma e exigências;
  • Projetos semelhantes sendo agrupados e gerenciados de maneira semelhante;
  • Implementar, liderar e coordenar o gerenciamento de portfólio de projetos.

Muitos tentaram alcançar esta governança no passado através da criação de um escritório de projetos, ou PMO, em suas empresas. Infelizmente para muitas organizações, este esforço caro não foi bem sucedido, fornecendo um valor limitado, ou até mesmo nenhum valor.

A razão é fácil de explicar. Um PMO não é para todas as organizações e algumas organizações implementaram um PMO de maneira autoritária sem determinar se era adequado para a empresa ou mesmo se a empresa era adequada para ter um PMO.

Em vez disso, muitos viram os benefícios que os PMOs fornecem a outras organizações — muitas vezes eles aparecem sendo louvados em instituições financeiras e/ou revistas de gerenciamento de projetos — e decidiram que deveriam ter um, mesmo sem saber quais seriam suas metas, ou que estratégia seguir simplesmente porque ‘o vizinho tem’.

Nos próximos artigos vamos fazer as ligações de vantagens, desvantagens, tipos de PMO híbridos entre tantas outras formas de PMO existem e alguns passos de implantação do mesmo em sua empresa, gostou? Comente e compartilhe sua visão conosco.

Referencias

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Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

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