PMO Projeto

O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Modelo Híbrido

Bem, vamos dar continuidade aos nossos artigos relacionados sobre PMO, ao final desta série poderemos definir o tipo certo do Escritório de gerenciamento de projetos correto para nossa empresa e teremos o conhecimento dos pontos fortes e fracos para utilização em nossa empresa.

Neste artigo vamos falar sobre o modelo híbrido de escritório de projetos, para entender bem a série acompanhe o nosso sumário até o momento:

  1. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Introdução1
  2. O que é um PMO? (Escritório de projetos) – Evolução2
  3. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Equipe de Projeto Autônoma3
  4. O que e um PMO? (Escritório de Projetos) – PSO Project Support Office4
  5. O que e um PMO? (Escritório de Projetos) – PMCOE Project Management Center Of Excellence5
  6. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – O papel do CPO – Chief Project Officer (Diretor de projetos)6
  7. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Escritório de Gerenciamento de Programas (PMO – Program Management Office)7
  8. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Modelo Hibrido8
  9. O que é um PMO? – Como iniciar o seu, por onde começar9
  10. PMO , Pessoa ou escritório? 10 (Artigo de Damázio Teixeira, PMP muito importante para esclarecimento geral).
  11. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – PMO: O Escritório de Projetos e a Visão Administrativa (Meu artigo para o e-News PMI)11
  12. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Fase de Implantação e Operação12

Após notar que existem vários tipos de PMOs, vamos colocar todos em um plano maior e analisar as vantagens e desvantagens de cada um para implementar o nosso, correto? Pois bem, vamos focar no mundo real e entender que aqui na nossa cultura é possível utilizar vários tipos de características de todos os PMOs.

Conforme Dinsmore13 no mundo real, varias implementações de PMOs tendem a utilizar soluções alternativas às descritas anteriormente.

Segundo o autor cada organização busca uma solução que garanta um melhor desempenho especificamente para seu caso, desta forma acabam adaptando as funções, responsabilidades e atividades da abordagem padrão.

O mesmo autor destaca que a forma de materialização do escritório está intimamente relacionada à cultura organizacional de cada empresa.

Casey e Peck14 ainda apresentam mais três tipos de PMO que não terão artigos completos mas serão citados aqui:

Estação meteorológica

Torre de controle

Esquadrão de comando

Apenas reporta o andamento dos projetos, mas não tenta influencia-los. Sugerido quando a empresa apresenta problemas de treinamento de pessoal, metodologias caras e pouco utilizadas ou com trocas frequentes de métodos e ferramentas; altos executivos com pouca compreensão ou visão equivocada sobre gerenciamento de projetos. Em geral encontrado em organizações cujo negócio principal é desenvolver projetos, é o esquadrão de comando, com foco em múltiplos projetos.
Características: – Linguagem única – Metodologia e ferramentas – Padronização na interpretação de indicadores – Reportes de desempenho e análise de riscos – Base histórica de projetos – Não existe influência do PMO nos projetos – Foco: “Visibilidade” Características: – Gerenciamento de Múltiplos Projetos – Treinamento hand-on – Suporte e Mentoria. – Análise de Interdependências – Orientação e “Controle de Tráfego” – Radar Operacional: Progresso, Problemas, Riscos, Mudanças – Média influência do PMO nos projetos – Foco: “Direção e Controle” Características: – Nível Corporativo – Compartilhamento de Recursos – Desenvolvimento profissional – Centro de Competências – Promove alinhamento estratégico – Gerenciamento de portfólio e programas – Forte influência do PMO nos projetos – Foco: “Recursos e Resultados”

Os escritórios de projetos híbridos são muito comuns, apesar dos modelos defendidos por Dinsmore, Casey e Peck, e outros autores. No mundo real imagine a seguinte situação:

Você é o novo gerente de projetos em uma nova empresa e recebe a informação de que precisa montar o escritório de projetos, mas o diretor executivo quer um PMO que crie a metodologia e os modelos de documentos para serem utilizados na empresa, o diretor financeiro quer que o PMO realize auditorias sobre os projetos e seus gerentes, já o diretor técnico deseja que o escritório de projetos realize coaching e mentoring sobre os gerentes e que ele tome a frente de todos os projetos da empresa, o que você faria?

Normalmente, como um gerente de projetos você deve analisar estas três linhas e conseguir autorização para implementar esses três tipos de escritório. Pronto você acaba de mesclar as ferramentas necessárias para seu PMO Hibrido.

Não há muito o que dizer deles, pois, em linhas gerais você deverá adaptar o melhor de cada um e se preparar para provar que sua existência realmente é válida, afinal junto aos benefícios também verão desvantagens.

Em nosso próximo artigo, vamos começar as famosas ‘receitas de bolo’ de como preparar a criação do seu escritório de projeto e nosso ‘Aprendendo na Prática – PMO’. Abraços e até a próxima.

Referencias

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta