PMO Projeto

O que é um PMO? (Escritório de projetos) – Evolução

Já falamos no artigo O que é um PMO (Escritório de projetos) sobre o que é e temos algumas perguntas mais para responder, antes de responder a todas elas vamos verificar o timeline de um escritório de projetos e quais são seus tipos.

  1. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Introdução1
  2. O que é um PMO? (Escritório de projetos) – Evolução2
  3. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Equipe de Projeto Autônoma3
  4. O que e um PMO? (Escritório de Projetos) – PSO Project Support Office4
  5. O que e um PMO? (Escritório de Projetos) – PMCOE Project Management Center Of Excellence5
  6. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – O papel do CPO – Chief Project Officer (Diretor de projetos)6
  7. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Escritório de Gerenciamento de Programas (PMO – Program Management Office)7
  8. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Modelo Hibrido8
  9. O que é um PMO? – Como iniciar o seu, por onde começar9
  10. PMO , Pessoa ou escritório? 10 (Artigo de Damázio Teixeira, PMP muito importante para esclarecimento geral).
  11. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – PMO: O Escritório de Projetos e a Visão Administrativa (Meu artigo para o e-News PMI)11
  12. O que é um PMO? (Escritório de Projetos) – Fase de Implantação e Operação12

Primeiramente um PMO é um departamento que com a Metodologia capacita as Pessoas aumentando a capacidade produtiva com Ferramentas que aumentam a eficiência e aprimoram essa metodologia, portanto ele é um departamento estratégico nas empresas.

O que é um PMO? (Escritório de projetos) – Evolução

Dinsmore (1999)13 diz que definir um local ou departamento dentro da organização para ser o “lar” do gerenciamento de projetos não é uma tarefa tão fácil quanto aparenta, visto que o gerenciamento de projetos pode ser encontrado em diversos locais / estruturas dentro da organização. O autor cita alguns locais nos quais o gerenciamento de projetos pode tipicamente ser encontrado: grupo de engenharia, área de tecnologia da informação, grupo centralizado para gerenciamento de projetos prioritários, entre outros. O autor finaliza argumentando que a premissa para o gerenciamento de projetos é que ele permeie toda organização.

Vargas (2003)14 afirma que várias organizações têm adotado estruturas genericamente chamadas de escritórios de projetos ou PMO – Project Management Office, para suas atividades de gerenciamento de projetos. Segundo Kerzner (2002)15 o conceito de escritório de projetos surgiu no final da década de cinquenta, inicialmente em grandes empresas da construção civil. Segundo Vargas (2003) e Kerzner (2002)o escritório de projetos é um centro de controle cujos principais objetivos e funções podem ser descritos como:

  • Padronizar informações: cronogramas, estimativas, relatórios, planos;
  • Centralizar as informações;
  • Ser um centro de apoio aos times de projeto;
  • Desenvolver modelos de gestão de projetos;
  • Estimular o espírito de equipe;
  • Manter histórico dos projetos;
  • Realizar comparações de desempenho continuamente;
  • Estimar riscos

A evolução do PMO (timeline) numa linha simplista se dá como a figura à baixo

O que é um PMO? (Escritório de projetos) – Evolução

O Escritório de projetos recebe as estratégias organizacionais da alta administração patrocinadora dos projetos como insumo e alinha a metodologia, os serviços, treinamentos, documentação e alinhamentos necessários para os projetos que estiverem acompanhando. Estes projetos  apresentam as necessidades do negócio e o PMO auxilia no resultado final, os produtos do negócio, com acompanhamento monitoram todo o progresso através de relatórios de status e realizam o controle de recursos.

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Mas quais podem ser os tipos de escritórios de projeto que eu posso ‘implantar’ na empresa?

Encontra-se tanto nas empresas, como na literatura, diferentes nomenclaturas para estruturas do tipo PMO. De acordo com o consenso obtido na reunião do Fortune 500 Project Management Benchmarking Forum, realizado em setembro de 1997, apud Dinsmore (1999), definem-se quatro tipos fundamentais de escritórios de projetos que serão apresentados a seguir.

  1. Equipe de Projeto Autônoma (APT – Autonomus Project Team)
  2. Escritório de Suporte de Projetos (PSO – Project Support Office)
  3. Centro de Excelência em Gestão de Projetos (PMCOE – Project Management Center Of Excellence)
  4. Escritório de Gerência de Programas (PMO – Program Management Office)
  5. Formas Híbridas

Mas falaremos deles nos próximos artigos

Referencias:

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Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

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