Tecnologia

O eeePC e o OS/2

[quote align=”left” color=”#999999″]É exatamente o que você leu, o eeePC além de barato (não tanto como nos outros países), é 100% funcional com o OS/2 Warp (versão 4 com o Fixpack 15) e com o eComstation 2.0 RC4.[/quote]

Fiquei apaixonado e indignado ao mesmo tempo, onde foram parar a cabeça desses entusiastas? Eu que a apenas alguns dias tinha comentado em executar uma proeza dessas com um entusiasta, não é para meu espanto, alegria e indignação (afinal tive a ideia em um dia e no outro saber que está funcionando é difícil) que vejo num fórum, gringo obviamente, que um usuário comprou um eeePC (da ASUS), e decidiu fazê-lo rodar com OS/2 Warp e eComstation.

Acompanhando o pessoal do forum.eeeuser.com, descobri que o usuário “Sigurd” instalou o eComstation 2.0 RC4, e o OS/2 Warp 4 juntamente com o FP15. O melhor foi ler que além de instalar num flash-disk, o OS/2 no flash-disk de 4GB interno e o eComstation num SD-Card externo, ele conseguiu fazer com que todo o hardware fosse reconhecido com muito custo é claro, mas com muita vontade, ele postou as fotos e a maneira com que conseguiu instalar, postarei aqui o link original, mas também traduzirei na medida do possível.

O que me intrigou mais foi o como e não o porque, afinal o OS/2 Warp 4 utiliza-se de disquetes para bootar, como eu ainda não sei, tenho que ler mais e me aprofundar nos posts do fórum e ir traduzindo aos poucos com mais detalhes o que foi realizado. Pelo que pude observar, existiram poucos problemas como som, no eComstation resolvido posteriormente com alguns passos:

Instalando o som do eeePC no eComstation:

  1. Uma vez instalado o eCs 2.0 RC 4 (deve funcionar eCs 1.2R e OS/2 Warp 4 FP 15) em um cartão SSD interno (foi testada a instalação sobre um SD card).
  2. Instale o UNIAUD 1.14 RC4 (ultima versão de edição) usando o install.cmd que vem no pacote.
  3. Antes do reboot: copie o arquivouniaud32.sys Version 1.1.3, dated 9.7.2006 para o diretório C:mmos2 trocando o arquivo que já está no diretório (lembre-se troque a unidade C: de acordo com sua letra de boot).
  4. Reboot
  5. Divirta-se!

[highlight type=”green”] Além disso, ainda no eeePC utilizando o driver de vídeo Panorama juntamente com o widescreen 0.7 fez com que o eComstation rodasse perfeitamente no eeePC, entrarei em detalhes da instalação com mais alguns retoques, com meu próprio eeePC!!!!![/highlight]

Fonte:
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=5213&p=1
Mais Fotos:
http://www.flickr.com/photos/8075592@N05/

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ge6zgGhI8tA
http://www.youtube.com/watch?v=WD_lgUbEXNE
http://www.youtube.com/watch?v=8sGBxhPZReE

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta