Artigos Carreira Partes Interessadas Recursos Humanos

Motivação: A chave para o sucesso em seu Projeto

Muitos de nós Gestores vivemos diariamente com o desafio de tornar nosso Time motivado. Se você é gestor e não faz isso no seu dia a dia está certamente comprometendo sua entrega.

Vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e como Gerente de Projetos, temos que lutar pela motivação de nossos colaboradores, além de controlarmos cronograma, escopo, comunicação, tarefas, riscos, dentre várias outras responsabilidades.

Mas com todas essas responsabilidades, como iremos motivar nosso time e onde encontraremos tempo para fazer isso?

A resposta não é tão simples como uma receita de bolo, na verdade não existe uma receita para motivarmos pessoas. Li uma vez uma frase que me marcou muito: “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!. (Mário Sérgio Cortella)”. Essa frase responde a pergunta acima, e é uma das frases que me motiva buscar soluções para melhorar a cada dia e para motivar meu time.

A motivação está ligada diretamente a FELICIDADE. A motivação, assim como a felicidade, é diária e está em constante mudança. Um Gerente de Projetos, por mais experiência que ele tenha em liderar pessoas, só conseguirá motivar seu time se cada integrante estiver buscando a felicidade e aberto a essa motivação. Não somos mágicos e nem temos superpoderes. Porém, somos grandes facilitadores e espelhos para cada um de nossos colaboradores. Uma motivação (FELICIDADE) deve começar por nós, se não estivermos motivados e felizes, dificilmente iremos motivar nosso time.

As ferramentas e a obrigação da motivação, é do Gerente de Projetos (do Gestor da equipe), por isso temos que de alguma forma tornar o dia a dia do nosso time mais Feliz. Para isso tem algumas boas práticas que costumo utilizar nas empresas em que trabalhei e que consigo resultados positivos:

1 – Seja PARTE do time

Se envolva com seu time, esteja ao lado deles, seja um deles. Não se comporte como superior (tudo com sua dose, há momentos que devemos ter pulso firme e cobrar). Demonstre ao time que eles podem contar e confiar em você. A confiança é o primeiro passo para a Motivação.

2 – COLABORE

O papel de todo Gerente de Projetos não é apenas controlar e cobrar. Tudo funciona e gera resultado com colaboração. Colabore com sua equipe, que automaticamente eles vão colaborar uns com os outros e com o Projeto.

3- Quebre as BARREIRAS e os IMPEDIMENTOS

Tudo se torna mais fácil e mais saudável quando o time não tem barreiras e impedimentos no Projeto. Toda barreira que surgir deve ser quebrada, você deve agir logo que uma barreira ou impedimento surgir, não deixe a equipe se desgastar e se enrolar em suas atividades se você pode ajudar.

4 – AMBIENTE

Torne o ambiente de trabalho do seu time saudável, com equipamentos ideais, cadeira confortável, a iluminação correta, tudo isso faz toda diferença no ambiente e no dia a dia do time.

5 – ELOGIOS

Em todos os artigos sempre lemos que os elogios devem ser feito em público, para que todos ouçam, e sim, isso MOTIVA e deixa o colaborador FELIZ. Além de motivar quem recebe o elogio, motiva os outros colaboradores a trabalharem para alcançarem o elogio.

6 – COBRANÇAS e CRÍTICAS

Ao contrário dos elogios, as críticas e a cobrança deve ser feita de maneira individual, sem que todos vejam, sem causar constrangimento ao colaborador. Faça isso em um momento em que estiver somente você e o colaborador que irá receber a crítica, e aproveite esse momento para um feedback completo, não adianta só criticar, temos que demonstrar o porque da crítica, deixar bem claro o que queríamos e como queríamos.

7 – SALÁRIO

Ao contrário do que muitos pensam, o salário não é o maior motivador. Vários estudos apontam que o salário não é um dos principais motivos de motivação. Hoje o principal motivo apontado nas pesquisas é o crescimento profissional e o plano de carreira que a empresa dispõe aos seus colaboradores. O salário se torna uma barreira quando o time é nivelado tecnicamente porém há uma diferença grande de salário. Fique atento se isso acontece em seu time pode ser um motivo da falta de motivação.

8 – CLAREZA

Nós Gerente de Projetos temos por obrigação sermos claros com todo time. Temos que ter clareza em nossa comunicação, temos que ser acessíveis a todo tempo para todos os colaboradores. Nunca é demais confirmarmos se o que comunicamos com nosso time foi realmente compreendido (Isso faz toda diferença). Os objetivos da empresa tem que ser divulgado a todos, a clareza é vertical e tem que ser passada a todos colaboradores. Pode parecer que não, mas os colaboradores ficam motivados quando recebem as principais informações da empresa, eles se sentem importantes.

9 – ENVOLVA o RH

Seja o braço direito do Departamento de Recursos Humanos. Analise horários de entrada e saída dos colaboradores, isso pode significar muita coisa relacionada a motivação. Envolva o RH, organizem dinâmicas para o time, busquem opções de treinamentos e benefícios aos colaboradores. Caminhe ao lado do RH e trabalhem para motivar cada colaborador. Desenvolva juntamente com o RH as avaliações e os processos de feedback.

10 – Comemore as CONQUISTAS

Toda entrega de projeto no prazo deve ser comemorada. Isso motiva o time. Faça comemorações em todas entregas, comemore essas conquistas, elogie os colaboradores em voz alta e demonstre felicidade. Passe toda felicidade e estímulo possível ao seu time. Lembre-se: a motivação está ligada diretamente a Felicidade.

Para finalizar, vejo que o essencial para a motivação do seu time, é nós Gerente de Projetos estarmos motivados e dispostos a passar essa nossa felicidade e motivação ao time. Conseguiremos isso com clareza, elogios e colaboração.

Espero que tenha conseguido contribuir com esse artigo, e fico a disposição caso queiram conversar sobre o assunto MOTIVAÇÃO.

Ferrucio Martins, PMP
Gerente de Projetos Ágil na Jet e-business.

Gerente de Projetos Ágil Certificado PMP, Certificado SFC.

Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, independente da metodologia ou framework.


Comentários

Deixe uma resposta