Escopo Projeto

Monitoramento e Controle: Verificar o Escopo

Tendo por base o Índice do GUIA PMBOK®1 seguimos com o processo de monitoramento e controle, a verificação de escopo dentro dos moldes do PMI. Sintam-se à vontade para colaborar e comentar. Verificar o escopo é o processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto.

Inclui a revisão das entregas com o cliente ou patrocinador para assegurar que foram concluídas satisfatoriamente e obter deles a aceitação formal das mesmas. A verificação do escopo difere do controle de qualidade, pois está interessada principalmente na aceitação das entregas, enquanto que o segundo se interessa com a precisão das mesmas e o alcance dos requisitos de qualidade especificados para elas. O controle de qualidade é normalmente feito antes da verificação do escopo, mas os dois processos podem ser executados paralelamente.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Inspeção 1. Entregas aceitas
2. Documentação dos requisitos 2. Solicitações de mudança
3. Matriz de rastreabilidade de requisitos 3. Atualizações dos documentos do projeto
4. Entregas validadas

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta