Projeto Riscos

Monitoramento e Controle: Monitorar e controlar os Riscos

O processo de implementação de planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia dos processos de tratamento dos riscos durante todo o projeto. As respostas planejadas aos riscos que são incluídas no plano de gerenciamento do projeto são executadas durante todo o ciclo de vida do projeto, mas o trabalho do projeto deve ser continuamente monitorado em busca de riscos novos, modificados e desatualizados.

O processo de monitorar e controlar os riscos1 utiliza técnicas, como análises de variações e tendências, que requerem o uso das informações de desempenho geradas durante a execução do projeto. Outras finalidades do processo de Monitorar e controlar os riscos determinam se:

  • As premissas do projeto ainda são válidas;
  • A análise mostra um risco avaliado que foi modificado ou que pode ser desativado;
  • As politicas e os procedimentos de gerenciamento dos riscos estão sendo seguidos;
  • As reservas para contingencias de custo ou cronograma devem ser modificadas de acordo com a avaliação atual dos riscos.

O monitoramento e o controle podem envolver a escolha de estratégias alternativas, a execução de um plano alternativo ou de contingencia, a adoção de ações corretivas e a modificação do plano de gerenciamento do projeto. O responsável pela resposta ao risco informa periodicamente ao gerente de projetos sobre a eficácia do plano, os efeitos imprevistos e qualquer correção necessária para tratar o risco de forma adequada.

O processo de Monitorar e controlar os riscos também engloba a atualização dos Ativos de processos organizacionais, incluindo os bancos de dados de lições aprendidas e os modelos de gerenciamento dos riscos do projeto, para benefício de futuros projetos.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Registro dos riscos 1. Reavaliação de riscos 1. Atualizações do registro dos riscos
2. Plano de gerenciamento do projeto 2. Auditorias dos riscos 2. Atualizações dos Ativos de processos organizacionais
3. Informações sobre desempenho do trabalho 3. Análises de variação e tendências 3. Solicitações de mudança
4. Relatórios de desempenho 4. Medição de desempenho técnico 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
5. Análise de reservas 5. Atualizações dos documentos do projeto
6. Reuniões de andamento

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
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Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


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