By - - 0 Comments 212 visualizações

Bom dia pessoal, vamos preencher nosso  Índice do nosso GUIA PMBOK®1. Vamos ver como Controlar os custos do do projeto. É uma leitura rápida e prática nos moldes do nosso guia. Acompanhem nossos artigos e comentem no nosso portal.

Controlar os custos é o processo de monitoramento do progresso do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos.  A atualização do orçamento envolve o registro de custos reais gastos até a data. Qualquer aumento do orçamento autorizado somente pode ser aprovado através do processo de Controle integrado de mudanças. Monitorar os gastos dos recursos financeiros sem se considerar o valor do trabalho sendo realizado para tais gastos tem pequeno valor para o projeto, a não ser permitir que a equipe fique dentro dos limites dos recursos financeiros autorizados.

Consequentemente, muito do esforço desprendido no controle de custos envolve a análise da relação entre o consumo dos fundos do projeto e o trabalho físico sendo realizado para tais gastos.  A chave para o controle eficaz de custos é o gerenciamento da linha de base do desempenho de custos aprovada e as mudanças na mesma. O controle de custos do projeto inclui:

  • Influenciar os fatores que criam mudanças na linha de base de custos autorizada;
  • Assegurar que todas as solicitações de mudanças sejam feitas de maneira oportuna;
  • Gerenciar as mudanças reais conforme ocorrem;
  • Assegurar que os gastos de custos não excedam os recursos financeiros autorizados, por período e total do projeto;
  • Monitorar o desempenho de custos para isolar e entender as variações a partir da linha de base de custos;
  • Monitorar o desempenho do trabalho em relação aos recursos financeiros gastos;
  • Prevenir que mudanças não aprovadas sejam incluídas no relato do custo ou do uso de recursos;
  • Informar as partes interessadas apropriadas a respeito de mudanças aprovadas e custos associados e
  • Agir para manter os excessos de custos não previstos dentro de limites aceitáveis.

O controle de custos do projeto procura pelas causas de variações negativas e positivas e é parte do processo de Controle integrado de mudanças

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Gerenciamento do valor agregado 1. Medições de desempenho do trabalho
2. Requisitos dos recursos financeiros do projeto 2. Previsão 2. Previsões de orçamentos
3. Informações sobre o desempenho do trabalho 3. Índice de desempenho para término (IDPT) 3. Atualizações em Ativos de processos organizacionais
4. Ativos de processos organizacionais 4. Análise de desempenho 4. Solicitações de mudanças
5. Análise da variação 5. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
6. Software de gerenciamento de projetos 6. Atualizações nos documentos do projeto

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008