Tecnologia

Instalação Team Foundation Server

Agora que já vimos sobre a Administração do Team Foundation Server, que tal instalar e se aventurar com ele? Seguiremos alguns passos para instalação e configuração correta do mesmo, espero que este torne-se um referencial de instalação e configuração e que venha a ser utilizado como material de referencia aos visitantes do site, vamos começar?

Requisitos :

Mínimos

Recomendado

with a 2.2-GHz or faster processor PC with a 2.2-GHz or faster processor
1 GB RAM 2 GB RAM
8 GB of available hard disk space 8 GB of available hard disk space
Windows Server 2003 (32bit) Windows Server 2003 (32bit)
Windows Server 2008 (32 e 64bit) Windows Server 2008 (32 e 64bit)
Windows 7 (32e 64bit) Acima de 20 usuários ate 250 usuários
Windows Vista (32 e 64bit) 2 GB RAM
250gb de hard disk

Instalação e Configuração

  1. Basic Utiliza o banco SQL Express e não instala as demais ferramentas. Ideal para pequenas equipes que querem apenas versionamentos e controle de atividades.
  2. Standard Single Server A instalação Standard utilizar um banco de dados já existente (instância padrão), instalação em servidor único.
  3. Advanced Neste caso é possível configurar todas as opções de instalação do TFS, como instalar o Sharepoint, ou utilizar um já instalado, usar ou não o Reporting Services, utilizar um banco de dados já existente.
  4. Application-Tier Only Instala somente a camada da aplicação, todos os outros serviços deverão ser instalados separadamente.
  5. Upgrade Quando o banco de dados já existe é possível utilizar a opção de Upgrade, ou para atualizações das versões anteriores, ou então para atualizar das releases anteriores, como atualizar da versão RC para RTM.

Nesse artigo vamos escolher a opção Single Server. Após clicar em Next, teremos que informar uma conta de serviço para rodar Sharepoint Products e SQL Reporting Services. O usuário definido aqui deve ser cadastrado no SQL Server e no Sharepoint.

Clicaremos em Verify para realizar uma “checagem” dos componentes necessários para configuração.

Criação de Usuários Administradores

O Team Foundation permite a criação de usuários administradores que podem tem acesso a todas permissões. Abaixo é demonstrado como criar tais usuários:

Abaixo é apresentando a forma de criar estratégias de backup

Na imagem abaixo é apresentada a tela de configuração que solicita o local da rede para armazenar o arquivo gerado pelo backup.

Na imagem abaixo é solicitado uma usuário com permissões para acessar o banco de dados

Abaixo é solicitado os endereços de e-mail para receber alertas da iniciação do backup:

Abaixo é configurado os dias e horários em que serão realizados os planos de backup:

Na imagem abaixo é demonstrado a revisão dos itens que foram configurados

Na imagem abaixo é realizada uma validação de todos os itens que serão instalados:

Abaixo é demonstrado como realizar uma restauração do backup

A imagem abaixo solicita a instancia do banco de dados será recuperado o backup

A imagem abaixo mostra o resumo do que será realizado

Agradeço a atenção de todos, espero que o artigo seja útil. Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário abaixo.

Gustavo Resende

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