Projeto

Informações sobre o desempenho do trabalho: Entradas, Ferramentas e Técnicas e Saídas do Guia PMBOK®

Explicarei neste artigo o que são Informações sobre o desempenho do trabalho, que em geral são confundidas com Relatórios de desempenho.

Informações sobre o desempenho do trabalho (Work Performance Information) são informações e dados sobre o andamento das atividades do cronograma do projeto que estão sendo realizadas para executar o trabalho do projeto, coletados como parte dos processos de execução Orientação e Gerenciamento do projeto. As informações incluem: situação das entregas, andamento da implementação de solicitações de mudança,ações corretivas,ações preventivas e reparos de defeitos, previsão de estimativas para terminar, percentual informado de trabalho fisicamente terminado, valor atingido de medições do desempenho técnico, datas de início e de término de atividades do cronograma1.

Ainda com base no Guia PMBOK® – As Informações sobre o desempenho do trabalho podem incluir também custos que foram autorizados e incorridos e estimativas para completar o trabalho do projeto, além de informações do progresso do projeto, tais como quais entregas foram iniciadas, os seus progressos e quais foram concluídas. Elas englobam o desempenho passado do projeto e quaisquer informações que poderiam impactar o mesmo no futuro, incluindo a extensão com que os padrões de qualidade estão sendo cumpridos, quais custos foram incorridos ou comprometidos e quais faturas do fornecedor foram pagas, são todas coletadas como parte da execução do projeto.

As informações das atividades do projeto são rotineiramente coletadas durante o progresso do mesmo. Essas podem estar relacionadas a vários resultados de desempenho incluindo, mas não limitados a:

  • Situação e Andamento das entregas;
  • Progresso do cronograma;
  • Custos incorridos;
  • Medições do desempenho técnico e
  • Andamento das entregas do projeto.

Agora vamos ver de forma mais abrangente e vamos entender um pouco das Informações sobre o desempenho do trabalho, além das medidas de desempenho do trabalho e em seguida num próximo artigo falaremos sobre os Relatórios de desempenho do trabalho e claro vamos alinhar estas duas informações de maneira que seja possível entende-los e utiliza-los em conjunto dentro de um projeto.

Informações sobre o desempenho do trabalho é uma saída do processo Orientar e gerenciar execução do projeto, que cai no grupo de Processos de execução da área de conhecimento de Integração e incluem (mas não se limitam a):

  • Status de entregas, como número de entregas terminadas ou porcentagem de trabalho concluído fisicamente
  • Progresso do cronograma, tais como quais atividades já começaram, seu progresso, e quais as atividades que terminaram
  • Os custos incorridos até à data
  • Valor atingido de medidas de desempenho técnico, como o tempo de resposta do sistema, o tempo de recuperação de dados, altura, peso, número de erros por mil operações.
  • Estado de implementação de solicitações de mudança, ações corretivas, ações preventivas e reparos de defeitos
  • Estatuto dos riscos, tais como riscos que ocorreu, novos riscos identificados, a eficácia do plano de resposta ao risco, às reservas de riscos utilizado
  • Informações relacionadas à compras, tais como informações sobre o desempenho do fornecedor, quais medidas em que os padrões de qualidade têm sido seguidas, as garantias, quais as faturas foram pagas.

A coisa mais importante a observar aqui é que Informações sobre o desempenho do trabalho são recolhidas conforme o projeto está sendo executado. Podemos pensar que estas informações são “dados brutos”. Elas aparecem no processo de Orientar e gerenciar a execução do projeto e são utilizadas como entrada para:

  • Realizar a garantia da Qualidade (Grupo de processos de execução)
  • Realizar o controle integrado de mudanças (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Controlar o escopo (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Controlar o do cronograma (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Controlar os custos (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Relatório de Desempenho (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Monitorar e controlar os riscos (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Administrar aquisições (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)

Informações sobre o desempenho do trabalho servem de entrada para o grupo de processos de Monitoramento e Controle. E são utilizadas para gerar medidas desempenho no trabalho, que por sua vez ajudam a gerar previsões. As medidas de desempenho do trabalho são uma saída de Controlar o escopo, controlar o cronograma e controlar os custos, que fazem parte dos processos de Monitoramento e Controle. As medidas de desempenho do trabalho incluem o planejado versus indicadores de desempenho real em relação ao cronograma, escopo e custos. Tais medidas são documentadas e comunicados às partes interessadas (stakeholders). As medidas de desempenho do trabalho são geradas a partir de Informações sobre o desempenho do trabalho, que são recolhidas durante processo Orientar e gerenciar a execução do projeto.

As medidas de desempenho do trabalho são utilizadas para gerar as métricas de projeto, tais como:

Escopo planejado x desempenho técnico e o desempenho do Escopo real (por exemplo, o tempo de resposta do sistema foi planejado à 2,3 segundos, mas o tempo de resposta real é de 2,6 segundos)

Tempo planejado x desempenho de cronograma real (Por exemplo, variação do cronograma, Schedule Variance(SV), e Indice de desempenho de performance, Schedule Performance Indicator (SPI))

Custo planejado x desempenho do custo real (por exemplo, Variação de Custo, Cost Variance (CV), Informação de desempenho de custo, Cost Performance Information (CPI))

As medidas de desempenho do trabalho também são usadas para gerar previsões, tais como Estimativa para Termino (EPT), (Estimates To Complete (ETC)) e Estimativas na conclusão (Estimates At Completion (EAC)), mostrando como o projeto está sendo executado. Estas medidas de desempenho do trabalho estão contidas em:

  • Monitoramento e controle (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • O controle do cronograma (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • O controle de custos (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Realizar o controle da qualidade (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)
  • Relatórios de Desempenho (Grupo de processos de Monitoramento e Controle)

Observe que medidas de desempenho do trabalho são geradas e consumidas nos processos de monitoramento e controle somente.

Juntos, Informações sobre o desempenho do trabalho e medidas de desempenho do trabalho são utilizados para gerar Relatórios de desempenho, que fornecem informações sobre o desempenho de forma organizada e resumida do projeto para várias partes interessadas.

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on BehanceCoimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

Deixe seu comentário