Índice PMBOK® 5ª Ed.

Estão aqui listadas todas as Entradas, Ferramentas e Técnicas e os Resultados/Saídas dos processos do Guia PMBOK® 5ª Ed.

Legenda:

Iniciação
Planejamento
Execução
Monitoramento e Controle
Encerramento

Segundo o Guia PMBOK®1, o Gerenciamento da Integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

O gerente do projeto age como integrador dos processos e das pessoas.

O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre o sucesso do projeto. Alguns aspectos a serem considerados:

  • Os processos de controle de mudanças estão alinhados com as diretrizes de controle de mudanças do PMO?
  • As metas e os objetivos do projeto estão evidenciados no plano do projeto?
  • Avaliar de maneira integrada qualquer necessidade de replanejamento.
  • Usar o plano de gerenciamento das comunicações para garantir informações disponíveis para as áreas necessárias.

 

Integração

4.1. Desenvolver o Termo de abertura do projeto 4.2. Desenvolver o Plano de gerenciamento de projeto 4.3. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto 4.4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto 4.5. Realizar o controle integrado de mudanças 4.6 Encerrar projeto ou fase

Entradas

1. Declaração de trabalho do projeto 1. Termo de abertura de projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Business Case 2. Saídas dos processos de planejamento 2. Solicitações de mudança aprovadas 2. Previsões do cronograma 2. Relatórios de desempenho do trabalho 2. Entregas aceitas
3. Contratos / Acordos 3. Fatores ambientais da empresa 3. Fatores ambientais da empresa 3. Previsões de custos 3. Solicitações de mudança 3. Ativos de processos organizacionais
4. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais 4. Ativos de processos organizacionais 4. Mudanças validadas 4. Fatores ambientais da empresa
5. Ativos de processos organizacionais 5. Informações sobre o desempenho do trabalho 5. Ativos de processos organizacionais
6. Fatores ambientais da empresa
7. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião especializada 1. Opinião especializada 1. Opinião especializada 1. Opinião especializada 1. Opinião especializada 1. Opinião especializada
2. Técnicas de Facilitação 2. Sistema de informações do gerenciamento de projetos 2. Sistema de informações do gerenciamento de projetos 2. Técnicas analíticas 2. Reuniões 1. Técnicas analíticas
3. Reuniões 3. Sistema de informações do gerenciamento de projetos 3. Ferramentas de controle de Mudanças 2. Reuniões
4. Reuniões

Resultados / Saídas

1. Termo de abertura de projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Entregas 1. Solicitações de mudança 1. Solicitações de mudança aprovadas 1. Transição do produto, serviço ou resultado final
2. Informações sobre o desempenho do trabalho 2. Plano de gerenciamento do projeto 2. Dados sobre o desempenho do trabalho   2. Relatórios de desempenho do trabalho 2. Registro de mudanças 2. Atualizações em ativos de processos organizacionais
3. Solicitações de mudança 3. Solicitações de mudança 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 4. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 4. Atualizações dos documentos do projeto 4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos documentos do projeto 5. Atualizações dos documentos do projeto

 

O Gerenciamento do Escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para terminar o projeto com sucesso.
Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.

 

Escopo

5.1. Planejar o gerenciamento do escopo 5.2. Coletar requisitos 5.3. Definir o escopo 5.4. Criar a Estrutura analítica do projeto (EAP/WBS) 5.5. Validar o escopo 5.6.Controlar o escopo

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do escopo 1. Plano de gerenciamento do escopo 1. Plano de gerenciamento do escopo 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto 2. Plano de gerenciamento dos requisitos 2. Termo de abertura do projeto 2. Declaração do escopo do projeto 2. Documentação dos requisitos 2. Documentação dos requisitos
3. Fatores ambientais da empresa 3. Plano de gerenciamento das partes interessadas 3. Documentação dos requisitos 3. Documentação dos requisitos 3. Matriz de rastreabilidade de requisitos 3. Matriz de rastreabilidade de requisitos
4. Ativos de processos organizacionais 4. Termo de abertura do projeto 4. Ativos de processos organizacionais 4. Fatores ambientais da empresa 4. Entregas validadas 4. Dados sobre o desempenho do trabalho
5. Registro das partes interessadas 5. Ativos de processos organizacionais 5. Dados sobre o desempenho do trabalho 5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião Especializada 1. Entrevistas 1. Opinião especializada 1. Decomposição 1. Inspeção 1. Análise de variação
2. Reuniões 2. Dinâmicas de grupo 2. Análise do produto 2. Opinião especializada 2. Técnicas de decisão em grupo
3. Oficinas 3. Geração de alternativas
4. Técnicas de criatividade em grupo 4. Oficinas
5. Técnicas de tomada de decisão em grupo
6. Questionários e pesquisas
7. Observações
8. Protótipos
9. Benchmarking
10. Diagramas de contexto
11. Análise de documentos

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento do escopo 1. Documentação dos requisitos 1. Declaração do escopo do projeto 1. Linha de base do escopo 1. Entregas aceitas 1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Plano de gerenciamento dos requisitos 2. Matriz de rastreabilidade de requisitos 2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Solicitações de mudança 2. Solicitações de mudança
3. Informações sobre o desempenho do trabalho 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos documentos do projeto 4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações em ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento do Cronograma inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.

 

Cronograma

6.1. Planejar o gerenciamento do cronograma 6.2. Definir as atividades 6.3. Sequenciar as atividades 6.4. Estimar os recursos da atividade 6.5. Estimar as durações da atividade 6.6. Desenvolver o Cronograma 6.7. Controlar o Cronograma

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do cronograma 1. Plano de gerenciamento do cronograma 1. Plano de gerenciamento do cronograma 1. Plano de gerenciamento do cronograma 1. Plano de gerenciamento do cronograma 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto 2. Linha de base do escopo 2. Lista das atividades 2. Lista das atividades 2. Lista das atividades 2. Lista das atividades 2. Cronograma do projeto
3. Fatores ambientais da empresa 3. Fatores ambientais da empresa 3. Atributos das atividades 3. Atributos das atividades 3. Atributos das atividades 3. Atributos das atividades 3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Ativos de processos organizacionais 4. Ativos de processos organizacionais 4. Lista dos marcos 4. Calendários dos recursos 4. Requisitos de recursos das atividades 4. Diagramas de rede do cronograma do projeto 4. Calendários do projeto
5. Declaração do escopo do projeto 5. Registro dos riscos 5. Calendários dos recursos 5. Requisitos de recursos das atividades 5. Dados do cronograma
6. Fatores ambientais da empresa 6. Estimativas de custos das atividades 6. Declaração do escopo do projeto 6. Calendários dos recursos 6. Ativos de processos organizacionais
7. Ativos de processos organizacionais 7. Fatores ambientais da empresa 7. Registro dos riscos 7. Estimativas de duração das atividades
8. Ativos de processos organizacionais 8. Estrutura analítica dos recursos 8. Declaração do escopo do projeto
9. Fatores ambientais da empresa 9. Registro dos riscos
10. Ativos de processos organizacionais 10. Designações do pessoal do projeto
11. Estrutura analítica dos recursos
12. Fatores ambientais da empresa
13. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião especializada 1. Decomposição 1. Método do diagrama de precedência (MDP) 1. Opinião especializada 1. Opinião especializada 1. Análise de rede do cronograma 1. Análise de desempenho
2. Técnicas analíticas 2. Planejamento em ondas sucessivas 2. Determinação de dependência 2. Análise de alternativas 2. Estimativa análoga 2. Método do caminho crítico 2. Software de gerenciamento de projetos
3. Reuniões 3. Opinião especializada 3. Aplicação de antecipações e esperas 3. Dados publicados para auxílio a estimativas 3. Estimativa paramétrica 3. Método da corrente crítica 3. Técnicas de otimização de recursos
4. Estimativa “bottom-up 4. Estimativas de três pontos 4. Técnicas de otimização de recursos 4. Técnicas de modelagem
5. Software de gerenciamento de projetos 5. Técnicas de decisão em grupo 5. Técnicas de modelagem 5. Ajuste de antecipações e esperas
6. Análise de reservas 6. Aplicação de antecipações e esperas 6. Compressão de cronograma
7. Compressão do cronograma 7. Ferramenta de elaboração de cronograma
8. Ferramenta para desenvolvimento do cronograma

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento do cronograma 1. Lista das atividades 1. Diagramas de rede do cronograma do projeto 1. Requisitos de recursos das atividades 1. Estimativas de duração das atividades 1. Linha de base do cronograma 1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atributos das atividades 2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Estrutura analítica dos recursos 2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Cronograma do projeto 2. Previsões do cronograma
3. Lista dos marcos 3. Atualizações dos documentos do projeto 3. Dados do cronograma 3. Solicitações de mudança
4. Calendários do projeto 4. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
5. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 5. Atualizações dos documentos do projeto
6. Atualizações dos documentos do projeto 6. Atualizações em ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento do Orçamento do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

 

Orçamento

7.1. Planejar o gerenciamento de custos 7.2. Estimar os custos 7.3. Determinar o orçamento 7.4. Controlar os custos

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento de custos 1. Plano de gerenciamento de custos 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto 2. Plano de gerenciamento recursos humanos 2. Linha de base do escopo 2. Requisitos de recursos financeiros do projeto
3. Fatores ambientais da empresa 3. Linha de base do escopo 3. Estimativas de custos das atividades 3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Ativos de processos organizacionais 4. Cronograma do projeto 4. Bases de estimativas 4. Ativos de processos organizacionais
5. Registro dos riscos 5. Cronograma do projeto
6. Fatores ambientais da empresa 6. Calendários dos recursos
7. Ativos de processos organizacionais 7. Registro dos riscos
8. Contratos / Acordos
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião especializada 1. Opinião especializada 1. Agregação de custos 1. Gerenciamento do valor agregado
2. Técnicas analíticas 2. Estimativa análoga 2. Análise de reservas 2. Previsão
3. Reuniões 3. Estimativa paramétrica 3. Opinião especializada 3. Índice de desempenho para término (IDPT)
4. Estimativa “bottom-up” 4. Relações históricas 4. Revisões de desempenho
5. Estimativa de três pontos 5. Reconciliação dos limites de recursos financeiros 5. Software de gerenciamento de projetos
6. Análise das reservas 6. Análise de reservas
7. Custo da qualidade
8. Software de gerenciamento de projetos
9. Análise de proposta de fornecedor
10. Técnicas de decisão em grupo

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento de custos 1. Estimativas de custos das atividades 1. Linha de base dos custos 1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Bases de estimativas 2. Requisitos de recursos financeiros do projeto 2. Previsões de custos
3. Atualizações dos documentos do projeto 3. Atualizações dos documentos do projeto 3. Solicitações de mudança
4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
5. Atualizações dos documentos do projeto
6. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

O Gerenciamento da Qualidade em Projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
O Gerenciamento da qualidade implementa o sistema de gestão da qualidade por meio de políticas e procedimentos com atividades de melhoria contínua de processos.
O GP deve conscientizar toda equipe sobre a importância de buscar os objetivos da qualidade e para isso, deve oferecer as condições necessárias para que o time possa alcançá-los.

 

Qualidade

8.1. Planejar o gerenciamento da qualidade 8.2. Realizar a garantia da qualidade 8.3. Controlar a qualidade

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento da qualidade 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Registro das partes interessadas 2. Plano de melhorias no processo 2. Métricas da qualidade
3. Registro dos riscos 3. Métricas da qualidade 3. Listas de verificação da qualidade
4. Documentação dos requisitos 4. Medições de controle da qualidade 4. Dados sobre o desempenho do trabalho
5. Fatores ambientais da empresa 5. Documentos do projeto 5. Solicitações de mudança aprovadas
6. Ativos de processos organizacionais 6. Entregas
7. Documentos do projeto
8. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de custo-benefício 1. Ferramentas para controle e gerenciamento da qualidade 1. As sete ferramentas básicas da qualidade
2. Custo da qualidade 2. Auditorias de qualidade 2. Amostragem estatística
3. As sete ferramentas básicas da qualidade 3. Análise de processos 3. Inspeção
4. Benchmarking 4. Revisão de solicitações de mudança aprovadas
5. Projeto de experimentos
6. Amostragem estatística
7. Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade
8. Reuniões

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento da qualidade 1. Solicitações de mudança 1. Medições de controle da qualidade
2. Plano de melhorias no processo 2. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 2. Mudanças validadas
3. Métricas da qualidade 3. Atualizações dos documentos do projeto 3. Entregas validadas
4. Listas de verificação da qualidade 4. Atualizações dos ativos de processos organizacionais 4. Informações sobre o desempenho do trabalho
5. Atualizações dos documentos do projeto 5. Solicitações de mudança
6. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
7. Atualizações dos documentos do projeto
8. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com foco no término do projeto.

 

Recursos Humanos

9.1. Planejar o gerenciamento de recursos humanos 9.2. Mobilizar a equipe do projeto 9.3. Desenvolver a equipe do projeto 9.4. Gerenciar a equipe do projeto

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento de recursos humanos 1. Plano de gerenciamento de recursos humanos 1. Plano de gerenciamento de recursos humanos
2. Requisitos de recursos das atividades 2. Fatores ambientais da empresa 2. Designações do pessoal do projeto 2. Designações do pessoal do projeto
3. Fatores ambientais da empresa 3. Ativos de processos organizacionais 3. Calendários dos recursos 3. Avaliações do desempenho da equipe
4. Ativos de processos organizacionais 4. Registro de questões
5. Relatórios de desempenho do trabalho
6. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Organogramas e descrições de cargos 1. Pré-designação 1. Habilidades interpessoais 1. Observação e conversas
2. Rede de relacionamentos 2. Negociação 2. Treinamento 2. Avaliações de desempenho do projeto
3. Teoria organizacional 3. Contratação 3. Atividades de construção da equipe 3. Gerenciamento de conflitos
4. Opinião especializada 4. Equipes virtuais 4. Regras básicas 4. Habilidades interpessoais
5. Reuniões 5. Análise de decisão baseada em multicritérios 5. Agrupamento
6. Reconhecimento e recompensas
7. Ferramentas de avaliação de pessoal

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento dos recursos humanos 1. Designações do pessoal do projeto 1. Avaliações do desempenho da equipe 1. Solicitações de mudança
2. Calendários dos recursos 2. Atualizações dos fatores ambientais da empresa 2. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 3. Atualizações dos documentos do projeto
4. Atualizações dos fatores ambientais da empresa
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do GP e é o elo de ligação entre as pessoas, as ideias e as informações.
Além disso, a maioria dos problemas dos projetos são oriundos de falha de comunicação e existe uma forte correlação entre o desempenho do projeto e a habilidade do GP em administrar as comunicações.

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento das Comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

Tem como principais objetivos:

  • Conectar as diversas partes interessadas apesar de seus diferentes interesses e culturas para atender os objetivos do projeto;
  • Fornecer as ligações críticas entre pessoas e informações necessárias para comunicações bem-sucedidas;
  • Garantir a geração, disseminação, armazenamento, recuperação e descarte de informações do projeto;
  • Manter as partes interessadas “alinhadas”.

 

Comunicações

10.1. Planejar o gerenciamento das comunicações 10.2. Gerenciar as comunicações do projeto 10.3. Controlar as comunicações do projeto

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento das comunicações 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Registro das partes interessadas 2. Relatórios de desempenho do trabalho 2. Comunicações do projeto
3. Fatores ambientais da empresa 3. Fatores ambientais da empresa 3. Registro de questões
4. Ativos de processos organizacionais 4. Ativos de processos organizacionais 4. Dados sobre o desempenho do trabalho
5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de requisitos da comunicação 1. Tecnologia de comunicação 1. Sistemas de gerenciamento da informação
2. Tecnologia das comunicações 2. Modelos de comunicação 2. Opinião especializada
3. Modelos de comunicações 3. Métodos de comunicação 3. Reuniões
4. Métodos de comunicação 4. Sistemas de gerenciamento da informação
5. Reuniões 5. Relatórios de desempenho

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento das comunicações 1. Comunicações do projeto 1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 2. Solicitações de mudança
3. Atualizações dos documentos do projeto 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos ativos de processos organizacionais 4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento dos Riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

 

Riscos

11.1. Planejar o gerenciamento de riscos 11.2. Identificar os riscos 11.3. Realizar a análise qualitativa de riscos 11.4. Realizar a análise quantitativa de riscos 11.5. Planejar as respostas aos riscos 11.6. Controlar os riscos

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto 2. Plano de gerenciamento dos custos 2. Linha de base do escopo 2. Plano de gerenciamento dos custos 2. Registro dos riscos 2. Registro dos riscos
3. Registro das partes interessadas 3. Plano de gerenciamento do cronograma 3. Registro dos riscos 3. Plano de gerenciamento do cronograma 3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Fatores ambientais da empresa 4. Plano de gerenciamento da qualidade 4. Fatores ambientais da empresa 4. Registro dos riscos 4. Relatórios de desempenho do trabalho
5. Ativos de processos organizacionais 5. Plano de gerenciamento dos recursos humanos 5. Ativos de processos organizacionais 5. Fatores ambientais da empresa
6. Linha de base do escopo 6. Ativos de processos organizacionais
7. Estimativas de custos das atividades
8. Estimativas de duração das atividades
9. Registro das partes interessadas
10. Documentos do projeto
11. Documentos de aquisições
12. Fatores ambientais da empresa
13. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Técnicas analíticas 1. Revisões de documentação 1. Avaliação de probabilidade e impacto dos riscos 1. Técnicas de coleta e apresentação de dados 1. Estratégias para riscos negativos ou ameaças 1. Reavaliação de riscos
2. Opinião especializada 2. Técnicas de coleta de informações 2. Matriz de probabilidade e impacto 2. Técnicas de modelagem e análise quantitativa de riscos 2. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades 2. Auditorias de riscos
3. Reuniões 3. Análise de listas de verificação 3. Avaliação de qualidade dos dados sobre riscos 3. Opinião especializada 3. Estratégia de respostas de contingência 3. Análise da variação e tendências
4. Análise das premissas 4. Categorização de riscos 4. Opinião especializada 4. Medição do desempenho técnico
5. Técnicas de diagramas 5. Avaliação da urgência dos riscos 5. Análise de reservas
6. Análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) 6. Opinião especializada 6. Reuniões
7. Opinião especializada

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Registro dos riscos 1. Atualizações dos documentos do projeto 1. Atualizações dos documentos do projeto 1. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Solicitações de mudança
3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

O Gerenciamento das Aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

As empresas precisam trabalhar no que elas fazem de melhor e deixar as demais áreas para empresas especializadas. Como afirmou sabiamente Tom Peters: “Do what you do best and outsource the rest.”

Segundo o Guia PMBOK, o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

Seus principais envolvidos são:

  • Vendedor = fornecedor, contratada, subcontratada, prestador de serviços ou fornecedor.
  • Comprador = cliente, contratante, organização compradora, órgão governamental, solicitante do serviço.

 

Aquisições

12.1. Planejar o gerenciamento das aquisições 12.2. Conduzir as aquisições 12.3. Controlar as aquisições 12.4. Encerrar as aquisições

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento das aquisições 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Documentação dos requisitos 2. Documentos de aquisições 2. Documentos de aquisições 2. Documentos das aquisições
3. Registro dos riscos 3. Critérios para seleção de fontes 3. Contratos
4. Requisitos de recursos das atividades 4. Propostas de fornecedores 4. Solicitações de mudança aprovadas
5. Cronograma do projeto 5. Documentos do projeto 5. Relatórios de desempenho do trabalho
6. Estimativas de custos das atividades 6. Decisões de fazer ou comprar
7. Registro das partes interessadas 7. Declarações do trabalho das aquisições 6. Dados sobre o desempenho do trabalho
8. Fatores ambientais da empresa 8. Ativos de processos organizacionais
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de fazer ou comprar 1. Reuniões com licitantes 1. Sistema de controle de mudanças nos contratos 1. Auditorias de aquisições
2. Opinião especializada 2. Técnicas de avaliação de propostas 2. Análise de desempenho das aquisições 2. Negociações das aquisições
3. Pesquisa de mercado 3. Estimativas independentes 3. Inspeções e auditorias 3. Sistema de gerenciamento de registros
4. Reuniões 4. Opinião especializada 4. Relatórios de desempenho
5. Publicidade 5. Sistemas de pagamento
6. Técnicas analíticas 6. Administração de reivindicações
7. Negociações das aquisições 7. Sistema de gerenciamento de registros

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento das aquisições 1. Fornecedores selecionados 1. Informações sobre o desempenho do trabalho 1. Aquisições encerradas
2. Declarações do trabalho das aquisições 2. Contratos 2. Solicitações de mudança 2. Atualizações dos ativos de processos organizacionais
3. Documentos de aquisições 3. Calendários dos recursos 3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Critérios para seleção de fontes 4. Solicitações de mudança 4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Decisões de fazer ou comprar 5. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais
6. Solicitações de mudança 6. Atualizações dos documentos do projeto
7. Atualizações dos documentos do projeto

 

O Gerenciamento das Partes Interessadas é a nova área de conhecimento do Guia PMBOK® Quinta Edição, o que reforça a importância das partes interessadas em nossos projetos.

 

Partes Interessadas

13.1. Identificar as partes interessadas 13.2. Planejar o gerenciamento das partes interessadas 13.3. Gerenciar o engajamento das partes interessadas 13.4. Controlar o engajamento das partes interessadas

Entradas

1. Termo de abertura do projeto 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Plano de gerenciamento das partes interessadas 1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Documentos das aquisições 2. Registro das partes interessadas 2. Plano de gerenciamento das comunicações 2. Registro de questões
3. Fatores ambientais da empresa 3. Fatores ambientais da empresa 3. Registro das mudanças 3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Ativos de processos organizacionais 4. Ativos de processos organizacionais 4. Ativos de processos organizacionais 4. Documentos do projeto

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de partes interessadas 1. Opinião especializada 1. Métodos de comunicação 1. Sistemas de gerenciamento da informação
2. Opinião especializada 2. Reuniões 2. Habilidades interpessoais 2. Opinião especializada
3. Reuniões 3. Técnicas analíticas 3. Habilidades de gerenciamento 3. Reuniões

Resultados / Saídas

1. Registro das partes interessadas 1. Plano de gerenciamento das partes interessadas 1. Registro de questões 1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atualizações dos documentos do projeto 2. Solicitações de mudança 2. Solicitações de mudança
3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos documentos do projeto 4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais 5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

Referencias

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Fifth Edition. Pennsylvania: PMI, 2013.