Eletrônica Tecnologia

Gravador de Micro controladores Pic

Olá pessoal! Existe algum tempo que não posto sobre eletrônica no blog devido provas, trabalhos e outros na faculdade. Como disse, alguns posts serão sobre embarcados. Mas para falar em programação precisamos de um gravador. Qualquer tipo que transmita (grave) o arquivo hexadecimal para o micro controlador e testar nossos projetos é bem-vindo. Irei comentar apenas 3 candidatos que atendem bem ao propósito por existir milhares de esquemas na internet muito válidos. Já montei e testei os três.

Utilizo sempre que necessário. Recomendo para quem deseja algo de baixo custo. O primeiro deles é o pickit2 clone um gravador usb muito versátil. Clone por ser uma cópia simplificada do original da Microchip. Possui software de interfaceamento próprio gratuito1 e debugger com o Mplab IDE2 grátis para estudantes. A montagem realizada veio do site TECMB3. No dia desta postagem, o site já não estava mais online, mas deixo os arquivos para download.

O componente mais crítico é um indutor de 680uH, difícil de encontrar. Mas em muitos forums diversos relatos afirmam que se associar em série 2 de 330uH, também funcionará perfeitamente. Já testei com 470uH e 820uH, funcionou perfeitamente. Em placas de vídeo cassete é possível encontrá-las.  Para quem não sabe, este indutor faz parte da “bomba” digamos assim de corrente continua, responsável por gerar a tensão de programação VPP de 13VCC à partir de 5VCC provindos da porta usb do micro ou notebook.

Tal efeito denominado LEI de LENZ4 foi descoberto pelo físico e professor russo: Heinrich Friedrich Emil Lenz5 (1804-1865). No momento, não vejo necessidade de explicar como ocorre o efeito mas se for interesse de nossos amigos leitores trataremos em outro post. Lembro que para gravar o bootloader do pic18f2550 para este gravador usb, será necessário utilizar algum outro que o suporte. O próximo citado abaixo, grava corretamente o pic18f2550, mas com o software PicPgm6. Basta colocar o gravador na porta serial, executar o PicPgm.

Ele detectará automaticamente qual tipo de gravador está ligado. Coloque o pic18f2550 no soquete e carregue o arquivo bootloader.hex7 para ele. Quando inserido no soquete do gravador usb pela primeira vez, o programa pickit V2.61 irá dizer que o gravador está conectado e não possui Sistema Operacional (S.O.). Permita que seja feito o download e reinicie o gravador (clique em tool > check communication). Um pré ajuste deverá ser feito caso contrário o gravador irá queimar o pic a ser gravado. O segundo gravador é o Multi PIC Programmer 5 Ver.2. Um gravador serial JDM com algumas modificações, encontrado no site: feng3.cool.ne.jp

Muito fácil sua montagem, componentes baratos ou retirados de sucata e grande quantidade de dispositivos suportados. No site do desenvolvedor, existe o esquema e layout do circuito impresso. O software de controle é o universal ic-prog 8 bastando nas configurações de hardware escolher o dispositivo JDM. O terceiro gravador também retirado do site feng3.cool.ne.jp é muito pequeno e facilimo de montar. Trata-se do RCD Programmer. O original, possui um trimpot para ajustar a corrente da VPP, pois alguns pic’s necessitam de uma corrente maior que outros. Após algumas pesquisas, descobri que um resistor de 8K2, elimina a necessidade do trimpot no circuito.

Este também possui uma farta documentação no site. Vários layouts estão disponíveis junto da lista de dispositivos microchip suportados. Pode ser utilizado com o Ic-Prog ou PicPgm mencionados anteriormente, com o software desenvolvido por seu criador, o PicProg4U9. Quanto a este gravador ser pequeno, versátil e também poder gravar pic’s maiores (com adaptadores), fiz um tutorial dedicado, ensinando todos os passos para configurar o ic-prog no Windows xp, efetuar a gravação, detectar erros e algumas coisas mais.

Download:

.

Concluindo, este post não ensina a fazer um gravador. Dito anteriormente, existem milhares de esquemas na internet que funcionam muito bem, uma vez seguidos os passos propostos para montagem. Poderemos por votação escolher algum gravador e realizar um post com a montagem observando todos os passos em detalhes.

Até a próxima!

Fábio L. Betoni on Linkedin
Fábio L. Betoni
Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, Técnico em Automação Industrial - CREA/SP, Técnico em Eletrônica - CREA/SP, Pós-Técnico em Automação Industrial. Atualmente trabalha como Analista de Sistemas (Com ênfase em Infraestrutura de Datacenter e Redes, MS Hyper-V, MS Windows e Gnu/Linux); Desenvolvedor de circuitos, layout, protótipos, montagens, testes de placas de circuito impresso e projetos com microcontroladores Microchip©, técnico em radiocomunicação terrestre e via satélites.

Deixe uma resposta