Gerenciamento de Projetos: o caminho entre a necessidade e a realização

Todo empreendedor tem como sonho um negócio de sucesso! Que surgiu de uma ideia, que com certeza será recheada de desafios para ser colocada em prática. Desde a produção de um novo produto no mercado, até a oferta de serviços na Internet, o empreendedor deve buscar com clareza todo o passo a passo necessário para que o risco de erro seja reduzido. Mas sabemos que para realizar o sonho, além de uma grande ideia, precisamos de dinheiro, pessoas, recursos, tempo, pessoas interessadas na ideia. É onde entra o Gerenciamento de Projetos nos negócios.

Basicamente quando se gerencia um projeto, o responsável (gerente) deve definir o que se pretende, qual o resultado ele espera atingir com o projeto. Para isso, diversos conhecimentos são aplicados com o objetivo de coletar o maior número de informações para o planejamento. As respostas para algumas perguntas começam a ser identificadas: O que eu vou produzir? Quanto eu tenho em caixa? Qual o meu público alvo? Qual o benefício do projeto? Quais recursos (material e humano) eu preciso? Quem são os envolvidos (patrocinador, cliente, governo, empresas) que podem influenciar positiva ou negativamente meu projeto? Qual o meu prazo de realização? Onde arrumar financiamento? Quais as atividades necessárias antes, durante e depois da produção? Quais os conhecimentos necessários para produzir meu produto ou serviço? Entre outras tantas perguntas que variam de projeto para projeto, dependendo de sua complexidade.

Alguns podem pensar: quanta burocracia! Mas, principalmente para esses tempos de recursos financeiros escassos, uma gestão eficiente dos mesmos é o primeiro passo para o sucesso do projeto. E onde vou colocar todas essas respostas? Elas podem ir para o seu Plano de Negócios, outras para o seu Plano de Projeto, que irá conter as informações de como você executará seu projeto, todas as regras, definições, atividades e pessoas envolvidas.

Acreditando que todas as atividades do seu projeto de criação de um produto/serviço para o mercado foi executada com sucesso, e sua empresa está com a tão sonhada estabilidade. Até que… mudou a tecnologia no mercado! Chegou um novo concorrente! Seu principal cliente te abandonou! Uma nova regra nas notas fiscais foi implantada. Ou seja, seu negócio entrou em risco, podendo perder receitas e até fechar. Mas calma! Que tal começar um novo projeto de alavancagem da empresa, listando os principais riscos possíveis, investindo um pouco mais na equipe de vendas, por exemplo?

O conhecimento em Gerenciamento de Projetos pode assim ser aplicado na definição de metas para a empresa, juntamente com o passo a passo para o crescimento. Se o objetivo for crescer 5% na rentabilidade: que tal criarmos um novo produto (projeto)? Ou investir em Marketing (projeto)? Ou treinar a equipe de vendas? As possibilidades são inúmeras! Mas o empreendedor/empresário não deve confiar apenas na memória e colocar essas atividades no papel, de forma a acompanha-las e agir sempre que algo começar a sair dos trilhos.

Por conseguinte, a utilização de conhecimentos de Gerenciamento de Projetos nos negócios, sejam eles pequenos ou grandes, irá adicionar mais confiança no dia a dia do gestor. Podendo aplica-los tanto em projetos de vendas, como em projetos na linha de produção. Que tal começar a aplicar esse conhecimento agora?

Comentários

comentarios

Fábio Mourão
na