Configuração Projeto

Gerenciamento da Configuração – um breve olhar sobre o tema

De acordo com o Guia PMBOK®1, quarta edição,  o Sistema de Gestão da Configuração é um subsistema do sistema global de gerenciamento de projetos. É uma coleção de procedimentos formais documentados usados para aplicar orientação técnica e administrativa e de vigilância para: identificar e documentar as características físicas funcionais de um produto, resultado, serviço ou componente, controlar quaisquer alterações a essas características, registro e relatar cada mudança e seu estado de implementação e suporte a auditoria dos produtos, resultados ou componentes para verificar a conformidade com os requisitos. Ele inclui a documentação, sistemas de acompanhamento e os níveis de aprovação definidos necessários para autorizar e controlar as mudanças.

Esta definição é auto-explicativa, não é? Bem, não é bem assim. Infelizmente, este é um tema que não está bem explicado em guias de preparação PMP. Mesmo que a maioria de nós esteja usando o gerenciamento de configuração de uma forma ou de outra em nossos projetos, muitos PMPs e aspirantes a PMP não conhecem ou não entendem esse tópico muito bem. Este artigo é o primeiro de alguns artigos sobre o Sistema de Gestão de Configuração. Meu objetivo é apresentar as informações de forma clara, concisa e prática para ajudar você a entender este tópico bem. Minha esperança é que você tire o máximo de proveito deste artigo e que este material seja útil à você.

Neste artigo, vou listar os principais conceitos relacionados ao Sistema de Gestão de Configuração. Eu não vou cobri-los em detalhes. Nos próximos artigos será possível cobrir alguns desses pontos em detalhe.

  1. O Gerenciamento de Configuração é focado nas características funcionais ou físicas do “produto” (ou entregas do projeto). A maioria de nós que trabalharam em projetos têm usado o Gerenciamento de Configuração. No contexto de sistemas de TI, Gerenciamento de Configuração pode ser aplicado a configurações de software, hardware e rede. As empresas de manufatura tendem a utilizar complexos sistemas para gerenciar a configuração de seus produtos como Product Lifecycle Management (PLM)  durante todo o ciclo de vida do produto (tais como telefones celulares, carros, aviões). Configuration management ensures
  2. Gerenciamento de Configuração é aplicado em todo o ciclo de vida do produto. Ele se estende para além dos limites de um projeto.
  3. Gerenciamento de Configuração também se aplica ao “projeto”. Gerenciamento de Configuração do projeto é um conjunto de processos, atividades, ferramentas e métodos para gerenciar a configuração de artefatos de gerenciamento de projetos, tais como contratos, declaração de obras, estrutura de divisão de trabalho, o plano de Gerenciamento de Projetos, registro de riscos, informações sobre o desempenho de trabalho, relatórios de desempenho, métricas, etc. Você pode se referir a prática padrão para Gerenciamento de Projetos do PMI Configuração para mais detalhes. A propósito, esse padrão está disponível sem custo para membros do PMI .
  4. Sistema de Gerenciamento de Configuração é uma parte do total Sistema de Informação Gerenciamento de Projetos (PMIS). Sistema de Gerenciamento de Mudanças é um subconjunto do Sistema de Gestão de Configuração. Consulte o diagrama para uma representação pictórica deste conceito.

    PMIS

  5. Itens de Configuração (IC) são itens que são colocados sob controle de configuração. Ele pode incluir o produto, seus componentes, documentação ou artefatos do projeto (exemplos mencionados acima).
  6. Nem todos os itens de configuração (CI) precisam passar por processo formal de mudança de controle.
  7. Plano de Gerenciamento de Configuração é um subprocesso do Plano principal de gerenciamento do projeto.
  8. O Plano de Gerenciamento da Configuração define: – Itens de Configuração (itens que precisam ser colocados sob controle de configuração). – Os itens que requerem controle de mudança formal. – O processo de mudanças de controle para esses itens (processo de mudança de controle).
  9. O sistema de Gestão de configuração tem quatro aspectos principais: – Identificação da Configuração. – Controle de Configuração. – Contabilidade do Status de Configuração. – Verificação de configuração e Auditoria.
  10. Controle de Configuração e Controle de Mudanças são atividades distintas, porém relacionadas. Espero que este artigo lhe dá uma visão geral de alto nível dos conceitos relacionados ao Sistema de Gestão de Configuração.

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
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Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

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