Projeto

Ferramentas e Técnicas PMBOK: Fatores ambientais da empresa

Podemos afirmar que os fatores ambientais da empresa, sejam eles fatores ambientais externos e fatores ambientais internos que cercam ou influenciam o sucesso do projeto. Esses fatores são de qualquer uma ou de todas as empresas envolvidas no projeto e incluem cultura e estrutura organizacional, infraestrutura, recursos existentes, bancos de dados comerciais, condições de mercado e software de gerenciamento de projetos.

Durante o desenvolvimento dos planos de gerenciamento do projeto, devem ser considerados todos e quaisquer sistemas e fatores ambientais da empresa que cercam e influenciam o sucesso do projeto em todas as áreas. Isso inclui, mas não se limita a itens como:

A cultura e estrutura organizacional da companhia ou do cliente, a infraestrutura (por exemplo, equipamentos e instalações existentes), locais ou vários locais.

As normas, padrões e diretrizes específicos da área de aplicação e padrões governamentais ou do setor (por exemplo, regulamentos de agências reguladoras, normas de produtos, padrões de qualidade e manufatura dos produtos e de órgãos governamentais).

Administração de pessoal (por exemplo, diretrizes de contratação e demissão, análises de desempenho dos funcionários e registros de treinamento). Informações existentes para recursos humanos, incluindo quem está disponível, seus níveis de competência, a experiência anterior, o interesse em trabalhar no projeto e sua referência de custos. Comentários para as avaliações de desempenho organizacionais e atualizações nas habilidades do pessoal.

Condições de trabalho/operacionais do projeto/produto que podem afetar a qualidade do projeto e as Políticas de administração de pessoal que, por exemplo, afetam a terceirização. Recursos humanos existentes (por exemplo, disponibilidade, habilidades, disciplinas e conhecimento, como projeto, desenvolvimento, departamento jurídico, contratação e compras) e o sistema de autorização do trabalho da empresa.

Informações comerciais publicadas. As informações de taxas de custos de recursos são frequentemente disponíveis em bancos de dados comerciais que acompanham os custos de recursos humanos e fornecem custos padrão para material e equipamento. Listas publicadas de preços de vendedores é outra fonte de informações.

Sistema de informações do gerenciamento de projetos (por exemplo, uma ferramenta automatizada, como um software para elaboração de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configuração, um sistema de coleta e distribuição de informações ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados). Ferramenta de elaboração do cronograma que pode ser usada no desenvolvimento do mesmo.

Bancos de dados comerciais (por exemplo, dados padronizados de estimativa de custos, informações sobre estudos de risco do setor e bancos de dados de riscos).   Banco de dados de estimativas de duração e outros dados de referência.

Condições do mercado, as condições do mercado descrevem que produtos, serviços e resultados estão disponíveis no mercado, de quem e sob que condições e termos. As condições de oferta e demanda regional e/ou global, influenciam grandemente os custos dos requisitos.

Tolerância a risco das partes interessadas, estudos acadêmicos, listas de verificação publicadas, benchmarking, estudos do setor e atitudes em relação ao risco, além das métricas de produtividade.

Produtos, serviços e resultados disponíveis no mercado, fornecedores, incluindo reputação ou desempenho anterior. Termos e condições usuais para produtos, serviços e resultados ou para o setor específico e requisitos locais exclusivos.

Os fatores ambientais da empresa que podem ser atualizados como resultado do processo de desenvolvimento da equipe do projeto inclui, entre outros, fatores de administração de pessoal, incluindo atualizações nos registros de treinamento de funcionários e nas avaliações de suas habilidades. Todos os fatores ambientais da empresa são usados como entradas para o processo de gerenciamento da comunicação, uma vez que a comunicação precisa ser adaptada ao ambiente do projeto.

Estes fatores também podem influenciar o processo de planejar o gerenciamento dos riscos e incluem, entre outros, as tolerâncias e atitudes em relação aos riscos que descrevem o grau de risco que a organização pode suportar

Referencias

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta