By - - 0 Comments 182 visualizações

Olá pessoal, vamos continuar nosso  Índice do nosso GUIA PMBOK®1, e continuar um pouco com os processos de execução, partindo para a integração. Vamos ver como Orientar e gerenciar a execução do do projeto depois de todo o planejamento realizado. Acompanhem nossos artigos e comentem no nosso portal.

Orientar e gerenciar a execução do projeto é o processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos. Essas atividades incluem, mas não estão limitadas a:

  • Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto;
  • Criar as entregas do projeto;
  • Formar, treinar e gerenciar os membros da equipe designados para o projeto;
  • Obter, gerenciar e usar recursos, inclusive materiais, ferramentas, equipamentos e instalações;
  • Implementar os padrões e os métodos planejados;
  • Estabelecer e gerenciar os canais de comunicação do projeto, tanto externos como internos à equipe do projeto;
  • Gerar dados do projeto, tais como custo, cronograma, progresso técnico e da qualidade e informações sobre o andamento do projeto para facilitar previsões;
  • Emitir solicitações de mudanças e adaptar mudanças aprovadas no escopo do projeto, planos, e ambiente;
  • Gerenciar riscos e implementar atividades de resposta a riscos;
  • Gerenciar vendedores e fornecedores e
  • Coletar e documentar lições aprendidas e implementar as atividades de melhorias nos processos aprovados.

O gerente de projetos, juntamente com a equipe do projeto, orienta o desempenho das atividades planejadas e gerencia as diversas interfaces técnicas e organizacionais que existem dentro do projeto. O processo Orientar e gerenciar a execução do projeto é diretamente afetado pela área de aplicação do projeto. Entregas são produzidas como saídas de processos realizados para completar o trabalho planejado e agendado no plano de gerenciamento do projeto.

As informações sobre o desempenho do trabalho e a situação atual de finalização das entregas e o que já foi alcançado, são coletadas como parte da execução do projeto e são alimentadas no processo de relatório de desempenho. As informações sobre o desempenho do trabalho serão utilizadas também como entrada no grupo de processos de monitoramento e controle.

Orientar e gerenciar a execução do projeto também requer a implementação de mudanças aprovadas, incluindo:

  • Ação corretiva. Orientação documentada para que o trabalho do projeto seja executado de modo que seu desempenho futuro esperado fique de acordo com o plano de gerenciamento.
  • Ação preventiva. Uma orientação documentada para a realização de uma atividade que pode reduzir a probabilidade de consequências negativas associadas aos riscos do projeto.
  • Reparo de defeito. A identificação documentada formalmente de um defeito em um componente do projeto com a recomendação para reparar o defeito ou substituir completamente o componente.
ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Opinião especializada 1. Entregas
2. Solicitações de mudanças aprovadas 2. Sistema de informações do gerenciamento de projetos 2. Informações sobre o desempenho do trabalho
3. Fatores ambientais da empresa 3. Solicitações de mudança
4. Ativos de processos organizacionais 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
5. Atualizações dos documentos do projeto

E continuem comentando aqui no portal! Logo traremos novidades, abraços.

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008