Aquisições Projeto

Execução do projeto: Realizar as aquisições

Estou dando continuidade aos Processos de Gerenciamento de Projetos do guia PMBOK®1, estou completando o índice com os artigos relacionados aos processos para facilitar o entendimento e servir de referencia futura para novas versões e para os futuros gerentes de projeto do Brasil e do mundo, espero que nosso índice seja de grande utilidade para todos os nossos leitores.

Realizar as aquisições

Realizar as aquisições é o processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação de um contrato. Nesse processo, a equipe receberá licitações ou propostas e aplicará critérios de seleção previamente definidos para escolher um ou mais fornecedores que sejam qualificados para realizar o trabalho e aceitáveis como fornecedor.

Nos itens de aquisições mais importantes, o processo geral de solicitação de respostas dos fornecedores e avaliação dessas respostas pode ser repetido. É possível gerar uma lista resumida de fornecedores qualificados com base em uma proposta preliminar. Uma avaliação mais detalhada poderá então ser realizada de acordo com um documento de requisitos mais específicos e abrangentes solicitado aos fornecedores da lista resumida.

Além disso, as ferramentas e técnicas descritas aqui podem ser usadas sozinhas ou em combinação para selecionar os fornecedores. Por exemplo, é possível usar um sistema de ponderação para:

  • Selecionar um único fornecedor que será solicitado a assinar um contrato padrão e
  • Estabelecer uma sequência de negociação classificando todas as propostas pelas pontuações da avaliação ponderada atribuídas a cada proposta.
ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de gerenciamento de projeto 1. Reuniões com licitantes 1. Fornecedores selecionados
2. Documentos de aquisição 2. Técnicas de avaliação de propostas 2. Adjudicação do contrato de aquisição
3. Critérios para seleção de fontes 3. Estimativas independentes 3. Calendários dos recursos
4. Lista dos fornecedores qualificados 4. Opinião especializada 4. Solicitações de Mudança
5. Propostas dos fornecedores 5. Publicidade 5. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
6. Documentos do projeto 6. Pesquisa na internet 6. Atualizações dos documentos do projeto
7. Decisões de fazer ou comprar 7. Negociações das aquisições
8. Acordos de cooperação
9. Ativos de processos organizacionais

No próximo artigo veremos mais processos do índice do GUIA PMBOK®, aguardem e comentem!

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta