Projeto Recursos Humanos

Execução do projeto: Mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto – Recursos Humanos

Agora que já compreendemos alguns dos Processos de Gerenciamento de Projetos do guia PMBOK®1,  onde começamos pelo processo de Identificação de Stakeholders,  criação do Termo de Abertura (TAP), delimitação do escopo do projeto, criação da Estrutura analítica de Projetos (EAP/WBS), os processos de gerenciamento de tempo, controle dos custos  do projeto, aplicação de qualidade ao processo, desenvolveu os Recursos Humanos, planejou as aquisições, mensurou os riscos, integramos todo o plano de gerenciamento do projeto.

Vimos antes um dos processos da execução do projeto o processo de Realizar a garantia da qualidade do projeto, e no final deste artigo veremos como executar a  mobilização da equipe do projeto.

Mobilizar a equipe do projeto

Mobilizar a equipe do projeto é o processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontratado, ambiente de projeto em estrutura matricial, relações hierárquicas internas ou externas, ou diversos outros motivos. É importante que os seguintes fatores sejam considerados durante o processo de mobilização da equipe do projeto:

  • O gerente de projetos ou a equipe de gerenciamento de projetos deve negociar com eficácia e influenciar outras pessoas que estejam em uma posição de fornecer os recursos humanos necessários para o projeto.
  • Deixar de mobilizar os recursos humanos necessários para o projeto pode afetar os cronogramas e orçamentos, a satisfação do cliente, a qualidade e os riscos. Pode reduzir a probabilidade de êxito e, em última instância, resultar em cancelamento do projeto.
  • Se os recursos humanos não estiverem disponíveis devido a restrições, fatores econômicos ou designações anteriores para outros projetos, o gerente de projetos ou a equipe do projeto pode precisar designar recursos alternativos, talvez com menos competências, desde que não ocorra infração de requisitos jurídicos, regulatórios, obrigatórios ou outros critérios específicos.
ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Pré-designação 1. Designações de pessoal do projeto
2. Fatores ambientais da empresa 2. Negociação 2. Calendários de recursos
3. Ativos de processos organizacionais 3. Contratação 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Equipes virtuais

Desenvolver a equipe do projeto

Desenvolver a equipe do projeto é o processo de melhoria de competências, interação e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Os gerentes de projetos devem adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar as equipes de projetos a alcançar um alto desempenho da equipe e cumprir os objetivos do projeto. O trabalho em equipe é um fator essencial para o êxito do projeto, e desenvolver equipes de projetos eficazes é uma das responsabilidades primárias do gerente de projetos. Os gerentes de projetos devem criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe.

Os gerentes de projetos devem motivar a equipe continuamente fornecendo desafios e oportunidades, oferecendo feedback e apoio conforme necessário e reconhecendo e recompensando o bom desempenho. Uma equipe de alto desempenho pode ser alcançada usando comunicações abertas e eficazes, desenvolvendo a confiança entre os membros da equipe, administrando conflitos de forma construtiva e estimulando soluções de problemas e tomadas de decisão de forma colaborativa. O gerente de projetos deve solicitar o apoio da administração e/ou influenciar as partes interessadas apropriadas para mobilizar os recursos necessários para desenvolver equipes de projeto eficazes.

Os gerentes de projetos atuais operam em um ambiente global e trabalham em projetos caracterizados por diversidade cultural. Com frequência, os membros da equipe têm experiência em setores diversos, vários idiomas e, às vezes, operam na ”linguagem da equipe”, adotando uma linguagem ou uma norma que não é a sua nativa. A equipe de gerenciamento de projetos deve aproveitar as diferenças culturais, concentrar-se em desenvolver e apoiar a equipe do projeto ao longo do ciclo de vida do mesmo, e promover o trabalho de forma interdependente, em um clima de confiança mútua. Desenvolver a equipe do projeto melhora as habilidades das pessoas, as competências técnicas, o ambiente global da equipe e o desempenho do projeto. Requer comunicação clara, oportuna, eficaz e eficiente entre os membros da equipe ao longo da vida do projeto. Os objetivos de desenvolver uma equipe de projeto incluem, entre outros:

  • Aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos membros da equipe para aumentar sua capacidade de concluir as entregas do projeto, reduzir os custos, reduzir os cronogramas e melhorar a qualidade;
  • Aprimorar os sentimentos de confiança e consenso entre os membros da equipe para melhorar a motivação, reduzir os conflitos e aumentar o trabalho em equipe e
  • Criar uma cultura de equipe dinâmica e coesa para aumentar a produtividade individual e da equipe, o espírito de equipe e a cooperação, e habilitar o treinamento e mentoria entre os próprios membros da equipe para compartilhar conhecimentos e experiências.
ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Designações de pessoal do projeto 1. Habilidades interpessoais 1. Avaliações do desempenho da equipe
2. Plano de gerenciamento do projeto 2. Treinamento 2. Atualizações nos fatores ambientais da empresa
3. Calendários de recursos 3. Atividades de construção da equipe
4. Regras básicas
5. Agrupamento
6. Reconhecimento e recompensas

Gerenciar a equipe do projeto

Gerenciar a equipe do projeto é o processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. A equipe de gerenciamento do projeto observa o comportamento da equipe, gerencia os conflitos, resolve questões e avalia o desempenho dos membros da equipe. Como resultado do gerenciamento da equipe do projeto, as solicitações de mudanças são encaminhadas, o plano de recursos humanos é atualizado, as questões são resolvidas, são fornecidos comentários para as avaliações de desempenho e as lições aprendidas são acrescentadas ao banco de dados da organização.

Gerenciar a equipe do projeto requer diversas habilidades de gerenciamento para estimular o trabalho em equipe e integrar os esforços dos membros da equipe para criar equipes de alto desempenho. O gerenciamento da equipe envolve uma combinação de habilidades, com ênfase especial em comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança. Os gerentes de projetos devem fornecer tarefas desafiadoras para os membros da equipe e reconhecimento pelo alto desempenho.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Designações de pessoal do projeto 1. Observação e conversas 1. Atualizações nos fatores ambientais da empresa
2. Plano de gerenciamento do projeto 2. Avaliações do desempenho do projeto 2. Atualizações em ativos de processos organizacionais
3. Avaliações do desempenho da equipe 3. Gerenciamento de conflitos 3. Solicitações de mudanças
4. Relatórios de desempenho 4. Registro das questões 4. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
5. Ativos de processos organizacionais 5. Habilidades interpessoais

No próximo artigo veremos sobre o processo de execução de como conduzir as aquisições de um projeto, comentem e participem.

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
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Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

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