Tecnologia

Estaria a IBM considerando a volta do OS/2?

Dia 12/04 li uma notícia que me fez pensar nos bons tempos do software quando era usado fora do M.I.M.O.T. (Media Player, Internet, Msn, Orkut e Twitter).  Uma integradora da “Big Blue”, gigante da computação e sistemas jura que não há nenhum andamento dentro da IBM para reintroduzir o sistema operacional – venerado por alguns, criticado por muitos – sistema que acabou ruindo devido a uma falta de “feeling” de marketing há mais de 10 anos atrás. Isto foi ouvido dentro da própria Big Blue.

Isso não vai significar nada para uns novatos que não se lembram da guerra travada dos Sistemas Operacionais entre a IBM e a Microsoft após a sua elaboração conjunta de na construção do OS/2 que pouco tempo depois desmoronou. Executado em ambos os PCs e Servidores, o OS/2 foi orientado a objetos e CORBA-compliant, poder de multitarefa preemptiva  e exibia uma interface gráfica muito elegante. Muitas pessoas gostaram do “OO Workplace Shell GUI”.

Por que alguém iria querer serviços para  OS/2 a esta altura do campeonato?

De acordo com a integradora, o plano inicial da IBM é propor “serviços” para OS/2 em cima de um núcleo Linux. A pergunta óbvia é por quê? E a resposta é, apesar das pancadas no Windows, lojas da IBM ainda rodam um pouco de OS/2 – não que eles tenham anunciado o fato. Em teoria, essas empresas podem utilizar o “Linux-OS/2” para substituir as instalações velhas com o mínimo de interrupção.

Grupos de interesse que incluem “AS/400”, e os usuários que amam AS/390, “OS/2 Communications Manager”, SNA [Systems Network Architecture] e conectividade mais recente estilo LU / PU, mesmo em alguns isolados APIPA [Automatic Private IP Addressing] sub-redes”, disse o integrador.

“Há  obstinados pelo OS/2 e ainda muitos clientes executando o OS/2 legado em caixas,  na Net ou por trás de firewalls da empresa”, disse ele. Ainda assim, o número é pequeno comparado com o Windows, Unix e Linux instalado nessas  bases.

Ponto

OS/2 remodelado não é uma má ideia para as lojas Big Blue, curiosamente os profissionais de TI que foram convidados para comentar o assunto não vão cair no chão a rir com a perspectiva de um OS/2 remodelado.

Frank Basanta, o COO de soluções de sistemas em Nova York, disse que a interface gráfica do usuário de OS/2, o Presentation Manager, pode facilmente se tornar um rival de peso para KDE e Gnome do mundo Linux.

Se a IBM queria ter outra corrida contra  a Microsoft no mercado de desktops – e acredite, ainda existem pessoas feridas do passado, que vá em frente  – esta poderia ser uma maneira de tornar o Linux mais “user friendly” e melhor difundido. A razão pela qual as pessoas usam o Windows e o Mac é que eles são fáceis de usar. Um dos últimos obstáculos para a adoção em larga escala de desktops Linux é a facilidade de uso semelhante, disse ele.

Prestar serviços sobre o Linux tem precedente. A Novell essencialmente fez a mesma coisa com o NetWare, mergulhando seus serviços sobre OpenSUSE Linux Enterprise Server alguns anos atrás.

O pessoal de software da IBM não deu nenhum comentário. Um membro da IBM disse que não tinha ouvido absolutamente nada sobre isso, mas reconheceu que a IBM é uma empresa grande, com muitos eleitores. Resumindo: Quem sabe o que está acontecendo em cada grupo?

Contraponto

Não há razão para remodelar (ou refazer) o OS/2, quando questionado sobre um renascimento potencial do OS/2, no entanto, um veterano das guerras (OS/2 X Windows) gargalhou. “Por que alguém iria querer serviços para  OS/2 nesta altura do campeonato? São mais de 10 anos de idade. “

Mas mesmo ele admite que não há como dizer o que está acontecendo no fundo da gigante da computação.

“Olha, eu tenho certeza que alguém da IBM está lutando pela batalha de idade. … Alguém que quer e espera que isso aconteça. A questão é: Essa pessoa tem o poder de fazer isso acontecer? Eu duvido”, disse ele.

Rosen suspeita que a verdadeira história é que a IBM oferece ainda o eComStation (o descendente do OS/2 mantido pela Serenity Systems International) e que o eComStation poderia estar sendo reescrito para rodar sobre Linux.

Leia a noticia original da Search DataCenter

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta