Entendendo o Mindset Ágil e a sua filosofia.

O mundo vem passando por grandes transformações e hoje vivemos a era da informação. Nunca foi tão simples obter informações relevantes sobre qualquer conteúdo, o mindset ágil surgiu com essa geração que busca simplificar a burocracia visando uma maior adaptabilidade das entregas a real necessidade de nossos clientes. O alicerce do mindset ágil é a flexibilidade humana e a incerteza que paira sobre a criação de um novo produto. Hoje utilizando dos princípios da agilidade podemos elevar o padrão técnico e diminuir o tempo em que uma alteração relevante para o negocio possa ser incrementada.

MindSet

O mindset ágil é formatado pela filosofia aplicada no Manifesto Ágil e na Declaração de interdependência dos projetos ágeis. Com o objetivo principal de conectar pessoas, projetos e valor agregado a filosofia ágil vem prosperando. Atualmente a certificação que mais cresce no PMI – Project Management Institute é voltada inteiramente para o gerenciamento dos projetos ágeis e para a disseminação dessa filosofia através de varias ferramentas e metodologias.

Mais o que o Manifesto ágil fala de tão diferente sobre a composição de produtos?

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas.
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente.
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Lembrando que o Manifesto ágil valoriza as proposições escritas no final das frases porem privilegia as proposições iniciais da frase. Exemplo.: Colaboração com o cliente deve pesar mais do que as burocracias do contrato, não que contratos não sejam importantes, mas a proximidade entre cliente e equipe de desenvolvimento viabiliza essa rápida adequação de escopo, desde que o impacto causado seja devidamente acordado entre cliente e fornecedor.

Entender a Declaração de interdependência de projetos ágeis vai nos ajudar diretamente na propagação da cultura ágil e na criação do mindset.

Somos uma comunidade de líderes de projeto que tem sido altamente bem-sucedida em entregar resultados. Para alcançar tais resultados:

Aumentamos o retorno do investimento, tornando o fluxo contínuo de valor o nosso foco;

Entregamos resultados confiáveis, engajando os clientes em interações frequentes e propriedade compartilhada;

Esperamos incertezas e gerenciamos levando-as em conta, por meio de iterações, antecipação e adaptação;

Promovemos criatividade e inovação reconhecendo que os indivíduos são a fonte última de valor e criamos um ambiente em que eles fazem a diferença;

Impulsionamos o desempenho por meio do compromisso do grupo em obter resultados e da responsabilidade compartilhada pela eficácia do grupo;

Com tanta filosofia e observando a criação constante de novos negócios exponenciais como AirBnb e UBER podemos entender que a proximidade da equipe de desenvolvimento e dos executivos são a química perfeita para a inovação disruptiva.

Espero que esse post tenha sido útil para você. Comente aqui, exponha a sua forma de ver essa filosofia. Será um prazer interagir com você. 😉

Comentários

comentarios

Juarez Guimarães
na