Projeto

Entendendo o Ciclo de vida de projetos

imageGerenciar um projeto exige organização, planejamento, monitoramento e disciplina. O controle do desempenho é fundamental para garantir o sucesso ao termino do projeto. Varias entregas e marcos são definidos no inicio do projeto com o objetivo de alcançar as expectativas acordadas identificando possíveis alterações referentes ao planejamento e consequentemente a marcos passados.

O ciclo de vida dos projetos pode ser definido formalmente pela diretoria da empresa ou em algumas organizações ele pode variar de acordo com o tamanho do projeto. Os riscos tende a serem maiores no inicio do projeto e vão diminuindo assim que o mesmo se aproxima da sua conclusão. Com a diminuição dos riscos os custos referentes a mudanças iniciais sobem já que o cronograma e o orçamento provavelmente já foram bem comprometidos.

Iniciação – Planejamento – Execução – Monitoramento e Controle – Encerramento são fases que o PMI define formalmente como ciclo de vida de projeto, segundo a instituição todos os projetos podem ser encaixados nessas 5 fases, também considerando a sobreposição de fases assumindo-se os riscos de tais atos.

Então podemos concluir que a definição dos marcos dos projetos e o acompanhamento do ciclo de vida do projeto contribuem para a identificação de alterações necessárias para a conclusão do projeto. Atitudes são tomadas de acordo com o reflexo das entregas e aceites que validam as fases do ciclo de vida.

Juarez Guimarães

Deixe uma resposta