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Continuando a série sobre os Processos de Gerenciamento de Projetos do guia PMBOK®1,  começamos na iniciação onde vimos o processo de Identificação de Stakeholders,  criação do Termo de Abertura (TAP), delimitação do escopo do projeto, criação da Estrutura analítica de Projetos (EAP/WBS), verificou os processos de gerenciamento de tempo nos projetos, mensurou e controlou os custos  do projeto, aplicou qualidade ao processo, desenvolveu os Recursos Humanos, planejou as aquisições, mensurou os riscos e ao final deste artigo você compreenderá como integrar o plano de gerenciamento do projeto.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. O plano de gerenciamento do projeto define como o mesmo é executado, monitorado e controlado e encerrado. O conteúdo do plano de gerenciamento do projeto variará dependendo da área de aplicação e complexidade do mesmo. O plano de gerenciamento é desenvolvido através de uma série de processos integrados até o encerramento do projeto. Esse processo resulta num plano de gerenciamento do projeto que é progressivamente elaborado através de atualizações, controladas e aprovadas pelo processo Realizar o controle integrado de mudanças.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Termo de abertura do projeto 1. Opinião especializada 1. Plano de Gerenciamento do projeto
2. Saídas dos processos de planejamento
3. Fatores ambientais da empresa
4. Ativos de processos organizacionais

O plano de gerenciamento do projeto integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento, incluindo, mas não estando limitado a:

  • O ciclo de vida selecionado para o projeto e os processos que serão aplicados a cada fase;
  • Resultados das adequações feitas pela equipe de gerenciamento do projeto como a seguir:
  • Processos de gerenciamento de projeto selecionados pela equipe de gerenciamento do projeto,
  • Nível de implementação de cada processo selecionado,
  • Descrições das ferramentas e técnicas a serem usadas para efetuar aqueles processos,
  • Como os processos selecionados serão utilizados para gerenciar o projeto específico, inclusive as dependências e interações entre esses processos, e as entradas e saídas essenciais.
  • Como o trabalho será executado para completar os objetivos do projeto;
  • Um plano de gerenciamento de mudanças que documenta como as mudanças serão monitoradas e controladas;
  • Um plano de gerenciamento de configuração que documenta como o gerenciamento de configuração será realizado;
  • Como a integridade das linhas de base da medição do desempenho será mantida;
  • Necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas e
  • Revisões chave de gerenciamento do conteúdo, abrangência e melhor momento para facilitar o tratamento de questões em aberto e decisões pendentes.

O plano de gerenciamento do projeto pode ser em nível resumido ou detalhado e pode ser composto de um ou mais planos auxiliares. Cada plano auxiliar é detalhado até o ponto requisitado pelo específico projeto. Uma vez que o plano de gerenciamento tenha sido estabelecido, somente pode ser modificado quando uma solicitação de mudança é gerada e aprovada através do processo Realizar o controle integrado de mudanças.

As linhas de base incluem, mas não estão limitadas a:

  • Linha de base do cronograma;
  • Linha de base do desempenho de custos e
  • Linha de base do escopo.

Os planos auxiliares incluem, mas não estão limitados, a:

Frequentemente o escopo, o cronograma e a linha de base de custos serão combinados numa linha de base de medição de desempenho que é usada como uma linha de base geral do projeto com a qual o desempenho integrado pode ser comparado. A linha de base de medição de desempenho é usada para medições de valores agregados.

Em breve trarei uma página com o índice remissivo do PMBOK® para facilitar a leitura e entendimento desta série, que será atualizada de acordo com as mudanças do PMBOK®, até a próxima e comentem!

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008