Aquisições Integração

Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto – Aquisições

Estou dando continuidade aos Processos de Gerenciamento de Projetos do guia PMBOK®1,  vimos até agora a fase de iniciação onde você Identificou Stakeholders, fez o Termo de Abertura (TAP), delimitou o escopo do projeto, criou a Estrutura analítica de Projetos (EAP/WBS), entendeu como funcionam os processos de gerenciamento de tempo nos projetos, mensurou e controlou os custos  do projeto, aplicou qualidade ao processo, desenvolveu os Recursos Humanos e ao final deste artigo você compreenderá como realizar o plano de Gerenciamento das aquisições do Projeto.

Planejar as aquisições

Planejar as aquisições é o processo de documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial. Identifica também as necessidades do projeto que podem, ou devem, ser melhor atendidas com a aquisição de produtos, serviços ou resultados fora da organização do projeto, em comparação com as necessidades do projeto que podem ser efetuadas pela equipe do projeto.

Esse processo envolve determinar se será contratado apoio externo e, em caso afirmativo, o que e como será contratado, o quanto é necessário e quando deverá ser realizado. Quando o projeto obtém os produtos, serviços e resultados necessários ao seu desempenho fora da organização executora, os processos desde o planejamento das aquisições até o encerramento das aquisições são realizados para cada item a ser adquirido.

O processo de planejamento das aquisições também engloba a consideração de fornecedores potenciais, principalmente se o comprador deseja exercer algum grau de influência ou controle sobre as decisões de aquisição. Também é necessário considerar quem é responsável por obter ou controlar todas as autorizações relevantes e licenças profissionais que podem ser exigidas por leis, regulamentação ou políticas organizacionais na execução do projeto.

Os requisitos do cronograma do projeto podem influenciar significativamente a estratégia durante o processo de planejamento das aquisições. As decisões tomadas no desenvolvimento do plano de gerenciamento das aquisições também podem influenciar o cronograma do projeto e estão integradas com os processos de desenvolvimento do cronograma, estimativa dos recursos das atividades e com as decisões de fazer ou comprar.

O processo de planejamento das aquisições inclui as considerações dos riscos envolvidos em cada decisão de fazer ou comprar. Engloba também a revisão do tipo de contrato planejado para ser usado em relação à mitigação dos riscos, às vezes com a transferência de riscos para o fornecedor.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Linha de base do escopo 1. Análise fazer ou comprar 1. Plano de gerenciamento das aquisições
2. Documentação dos requisitos 2. Opinião especializada 2. Declaração do trabalho das aquisições
3.Acordo de cooperação 3. Tipos de contratos 3. Decisões de fazer ou comprar
4. Registro dos riscos 4. Documentos de aquisição
5. Decisões contratuais relacionadas à risco 5. Critérios para seleção de fontes
6. Requisitos de recursos das atividades 6. Solicitações de Mudança
7. Cronograma do projeto
8. Estimativas de custos das atividades
9. Linha de base do desempenho de custos
10. Fatores ambientais da empresa
11. Ativos de processos organizacionais

No próximo artigo veremos o  processo de planejamento de riscos do projeto, aguardem e comentem!

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
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Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.
Associado ao PMI
Associado ao IPMA

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