Configurando o Excel Services no SharePoint 2013 – Passo a passo

O Serviços do Excel no SharePoint Server 2013 é um serviço compartilhado que pode ser usado para publicar pastas de trabalho do Excel 2013 no SharePoint Server. As pastas de trabalho publicadas podem ser gerenciadas e protegidas de acordo com as necessidades organizacionais e quantidade de usuários do SharePoint Server 2013 compartilhados, que podem renderizar as pastas de trabalho em um navegador. O Serviços do Excel foi lançado no Office SharePoint Server 2007 e está disponível somente no Enterprise Edition do SharePoint Server 2013.

O Serviços do Excel é usado, primeiramente, para cenários business intelligence. As pastas de trabalho do Excel podem ser conectadas às fontes de dados externas, relatórios criados e, então a pasta de trabalho poderá ser publicada a partir de uma biblioteca de documentos do SharePoint. Quando um usuário abre a pasta de trabalho a partir da biblioteca de documentos, ela é renderizada no navegador usando o Serviços do Excel. A conexão de dados externa é mantida e os dados são atualizados, se necessário. Isso permite um compartilhamento amplo de relatórios por toda a organização.

Considerar vários cenários específicos pode ajudar você a entender qual a melhor forma de usufruir do Serviços do Excel:

  • Compartilhamento de pastas de trabalho
  • Criando painéis business intelligence (BI)
  • Reutilizar a lógica encapsulada nas pastas de trabalho do Excel em aplicativos personalizados
  • Construção do relatório

Passo 1 – Criar o Aplicativo de Serviço do Excel

Excel Services

Antes de mais nada é preciso que o serviço “Serviços de Cálculo do Excel” esteja iniciado. Caso não esteja, basta ir em “Gerenciar serviços do servidor” no grupo “Configurações do Sistema”.

Procure o serviço “Serviços de Cálculo do Excel” e certifique-se que ele esteja com status “Iniciado”, caso negativo, inicie o mesmo.

Excel Services

Volte para a Administração Central e acesse o grupo “Gerenciamento de Aplicativo”. Dentro deste grupo, vá em “Gerenciar aplicativos de serviço”.

Excel Services

Clique em “Novo” e depois em “Aplicativo de Serviço do Excel” para abrir a tela de configuração do novo aplicativo.

Excel Services

Com a tela de configuração aberta, informe os dados de acordo o seu ambiente e dê um OK.

Excel Services

Passo 2 – Gerenciamento o Aplicativo de Serviço do Excel

Após criar o “Aplicativo de Serviço do Excel”, você já conseguirá visualizá-lo na lista de aplicativos de serviço.

Clique no item “Aplicativo de Serviço do Excel” para abrir a página “Gerenciar Aplicativo de Serviços do Excel”.

Excel Services

Configurações Globais

Neste item você tem acesso as configurações básicas. Elas são bem intuitivas e servem para configurar vários comportamentos do serviço, como: Segurança, Alocação de memória, Cache, etc.

No link abaixo você terá mais detalhes sobre o item.

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj219498.aspx

 

Locais de Arquivos Confiáveis

O local padrão é o http://, que permite a qualquer arquivo ser carregado a partir da farm de servidores SharePoint.

Podemos criar novos locais de arquivos confiáveis​​, que podem ser sites do SharePoint ou sites HTTP que utilizam serviços do Excel e que permitem acessar pastas de trabalho nominais.

No link abaixo você terá mais detalhes sobre o item.

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj219699.aspx

 

Pronto, seu Serviço do Excel já está instalado e configurado.

Para finalizar é necessário ativar o item “Recursos do Conjunto de Sites do SharePoint Server Enterprise” dentro da página “Recursos do Conjunto de Sites”, que pode ser encontrada nas Configurações do Site.

Até o próximo artigo pessoal.

Comentários

comentarios

Fabrício Magno Nascimento
na