Como se preparar para os desafios da Gestão de Projetos?

carrer-pmp

Hoje em dia para continuarem no mercado corporativo e serem competitivas, as empresas precisam “fazer mais com menos”, entregar mais qualidade com prazos curtos a um custo cada vez menor.

Nesse contexto, surge uma figura muito importante dentro das organizações, o Gerente de Projetos, que tem como missão principal gerenciar e entregar os projetos dentro do prazo, custo e com a qualidade esperada pelo cliente.

Um Gerente de Projetos precisa saber se comunicar muito bem com as partes interessadas do projeto, pois irá passar 90% de todo seu tempo se comunicando. Precisa também ter um perfil de liderança para influenciar e motivar sua equipe no desenvolvimento do projeto.

São vários desafios de um Gerente de Projetos,  entre eles, prazos muito curtos, falta de recursos, equipe muitas vezes desmotivadas, etc.

Para enfrentar todos esses desafios, o Gerente de Projetos precisa estar muito bem preparado e para isso existem diversas certificações técnicas e MBA´s especializados em Gestão de Projetos que o mercado oferece.

A certificação mais cobiçada em gestão de projetos é a PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute) para os profissionais que já possuem experiência. Uma outra certificação é a CAPM (Certified Associate in Project Management), também do PMI para quem tem menos experiência. O PMI oferece outras certificações.

Para quem está iniciando na área de Projetos, existem outras certificações que não exigem experiência e que podem ser feitas apenas estudando ou fazendo alguns cursos, tais como ASF (Agile Scrum Foundation) da Exin, SFC (Scrum Fundamentals Certified) da ScrumStudy, PSM (Professional Scrum Master) da Scrum.org,  CSP (Certified Scrum Professional) da Scrum Alliance, PRINCE2 (Project in Controlled Environments) da APMG,  MCTS (Managing Projects with Microsoft Project 2013 Specialist) da Microsoft, entre outras.

Muitas empresas na contratação exigem além das certificações, uma especialização MBA em Gerenciamento de Projetos. O que fazer primeiro? Vai depender do contexto em que você se encontra. Se você já tem uma graduação, pode fazer uma especialização e em paralelo as certificações. Se você não tem uma graduação, então faça as certificações para ter um retorno mais rápido, mas não deixe de fazer depois a graduação e a especialização.

Atualmente tem se falado muito da importância do fator humano dentro dos projetos, recentemente o PMI criou um capítulo para tratar somente das partes interessadas do projeto. Já existem no mercado certificações em Gestão de Mudanças com foco em Recursos Humanos, entre elas o HCMBOK (Human Change Management Body of Knowledge) e o HCMP (Human Change Management Professional) da HUCMI (Human Change Management Institute).

Uma outra preparação muito útil para o Gerente de Projetos é o treinamento e certificação em Coach. O profissional certificado em Coach tem mais facilidade para conhecer e lidar com pessoas. Existem no mercado diversas certificações em Coaching.

Se você quer ser o melhor Gerente de Projetos, faça todas as certificações relacionadas com gestão de projetos, assim você poderá conhecer a visão de todas elas e poderá utilizar o melhor de cada uma delas, fazendo um gerenciamento híbrido de projetos.  Em relação a especialização, não economize dinheiro, invista, faça em uma instituição de primeira linha, faça o MBA mais reconhecido, o melhor do mercado!

Comentários

comentarios

Fábio Mourão
na