Como se preparar para a certificação PMP?

Quando decidimos fazer a certificação PMP, uma das primeiras coisas que fazemos é perguntar para todos que já fizeram como foi a experiência da preparação e do exame.

Perguntamos se a prova foi fácil? Difícil? Que tipo de questões tinham na prova? Quanto tempo estudaram? Quais livros compraram? Se fizeram simulados? Etc.

Não existe uma “fórmula mágica” para se preparar para o exame de certificação PMP, porém três coisas são fundamentais: o planejamento, o foco e a disciplina para atingir o objetivo.

Toda certificação não deixa de ser um projeto e por isso deve ter um planejamento, um cronograma com marcos de estudo e com a data do exame agendada.

Uma dica, não deixe para agendar o exame quando achar que você está preparado, pois você “nunca” estará preparado! Faça o seu planejamento de estudo e agende o exame.

Muitas pessoas tiram um mês de férias para estudar, outras ficam 3 meses, 6 meses ou até mesmo um ano estudando. Existem ainda pessoas que chegam a perder a elegibilidade válida por um ano e precisam refazê-la para agendar o exame.

Manter o foco

Hoje em dia é uma tarefa muito difícil. São muitas as opções de livros, cursos preparatórios, blogs e sites na internet oferecendo tudo sobre a certificação PMP.

Minha sugestão é que você faça um curso preparatório REP (Registered Education Provider) e escolha no máximo três livros e um bom simulado. Abaixo um material sugerido para estudo, todos disponíveis em português:

  • Material do curso preparatório, que inclui apostilas e simulados.
  • Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), 5ª edição.
  • Livro da Rita Mulcahy preparatório PMP, 8ª edição.
  • Simulado FASTrack PMP, versão 8 (Baseado no PMBOK 5ª edição).
  • +1 Livro (opcional) para a certificação PMP de sua escolha.

Uma outra dica é não ficar na internet procurando materiais e simulados, pois vai perder o seu tempo e muitas vezes irá encontrar materiais com erros, baixa qualidade, etc.

Ter disciplina 

É fundamental para alcançar a certificação PMP, mas para isso você deverá seguir o seu planejamento e terá que “abrir mão” de muita coisa durante o período de estudo. Pense nisso!

Como sugestão de estudo, siga os passos abaixo em no máximo 3 meses, após terminar o curso preparatório ou mesmo em paralelo, vai depender da sua disponibilidade de tempo e do seu planejamento.

  • Faça o simulado do FASTrack a primeira vez sem estudar e anote seus resultados.
  • Estude o Guia PMBOK, o livro da Rita Mulcahy e o livro (opcional) que você comprou, sublinhando tudo o que achar importante.
  • Faça pela segunda vez o simulado FASTrack e compare com o primeiro resultado. Veja se teve alguma evolução!
  • Agora revise apenas os pontos sublinhados dos livros que você estudou.
  • Faça pela terceira vez o simulado FASTrack e compare os três resultados. Nesse ponto, você deverá estar acertando entre 80% e 95% do simulado.
  • Revise as questões do simulado que você errou.

Agora quer uma dica Fantástica? Clique no vídeo e confira:

O MAPA pra se tornar um PMP 

Pronto, agora você está preparado para fazer o exame de certificação PMP, ACREDITE!!!

Não existem provas difíceis, e sim pessoas que não se prepararam o suficiente!

Não tenha medo de fazer a prova, é muito conteúdo para estudar e você sempre irá ter a sensação que nunca estará pronto, isso acontece com quase todo mundo!

Lembre-se, com planejamento, foco e disciplina você consegue sua certificação PMP!

Acredite em você!

Boa Sorte!

Comentários

comentarios

Fábio Mourão
na