Certificação Projeto

Certificação Microsoft Project 2013 – Dicas de Estudo

Atualmente, o mercado das certificações está em alta, portanto, um profissional que opta por se certificar está dando um grande passo em sua carreira.

certificação

Uma certificação pode ser uma aquisição valiosa ao seu portfólio e seu currículo. Elas demonstram um nível de compromisso e um nível básico de conhecimento técnico. Isso pode ser valioso ao procurar uma próxima oportunidade de trabalho ou tentar avançar em sua função atual. As certificações podem ser uma excelente estrutura de aprendizado a ser usada na expansão de seu conjunto de habilidades em novos produtos ou novas tecnologias.

Neste artigo, será abordado o exame 74-343 da Microsoft, o Managing Projects with Microsoft Project 2013. Essa certificação foi publicada em 5 de abril de 2013 e muda totalmente o panorama das certificações anteriores (70-632 e 70-178), pois tem um foco exclusivo em Gerenciamento de Projetos, ou seja, não mede somente o conhecimento da ferramenta, mas também como aplicar suas funcionalidades dentro de ambiente de projetos.

No dia 4 de setembro deste ano, eu me certifiquei nesse exame e hoje gostaria de compartilhar algumas informações para os novos candidatos. Confesso que achei o nível de dificuldade mediano, mas, como em qualquer prova, o tempo necessário para realização é sempre curto (visão do candidato).

Detalhes do exame

  • O processo de inscrição pode ser realizado no site da Prometric.
  • O exame é composto por 54 questões, a maioria, questões objetivas;
  • O tempo estimado é de 2 horas. Você terá alguns minutos para ler as instruções e um tempo ao término para responder uma espécie de questionário de satisfação;
  • Os idiomas disponíveis são Inglês, Português e Espanhol;
  • Para ser aprovado no exame, é preciso obter 70 ou mais pontos;
  • A certificação obtida pelo candidato aprovado é a de Especialista (Microsoft Specialist).

Material de apoio

O livro Microsoft Project 2013 Step By Step ainda não foi lançado no idioma português, portanto, se o candidato não tem conhecimento em inglês, é válido estudar pelo livro Microsoft Project 2010 Step By Step, que já possui a versão em português.

A Microsoft recomenda os simulados nos sites MeasureUp e Self Test Software.

Dicas

Quem trabalha diretamente no ambiente de gerenciamento de projetos e utiliza a ferramenta para agendamento de atividades, análise de projetos, pool de recursos e sincronização de informações com o PWA não terá nenhum problema durante o exame.

Foi o que aconteceu comigo. Não realizei nenhum simulado, estudei apenas pelo “Skills Measured” do exame e consegui a aprovação.

Não recomendaria a alguém que não faz uso Microsoft Project 2013 no dia a dia realizar o exame apenas com estudos, pois provavelmente achará o nível de dificuldade maior e terá grandes chances de não obter a aprovação.

Mesmo que aprovado, uma pessoa que não possui experiência alguma de trabalho com a ferramenta torna-se uma mero especulador de gerenciamento de projetos.

Isso é tudo, pessoal! Espero que este artigo tenha ajudado aos futuros especialistas (MS) do Microsoft Project 2013.

Me coloco à disposição para qualquer eventual dúvida relacionada ao tema, ferramentas e/ou gestão de projetos.

Até o próximo artigo!

Fabrício Magno Nascimento

Comentários

5 thoughts on “Certificação Microsoft Project 2013 – Dicas de Estudo”

  1. Muito bom site. Parabéns ao autor do artigo, as dicas “clarearam” muitas duvidas que estavam dando nó nas minhas ideias. O ms project tem sido fundamental na minha rotina do trabalho principalmente em relação a cronogramas, inclusive estou em inicio de formação no Curso ADV deixei o site pra quem tiver interesse. Apenas tenho uma dúvida: É possivel (ou aconselhável) desenvolver um cronograma macro?

  2. Este exame tem seu grau de dificuldade, mas mesmo quem não trabalha diretamente com o Project, consegue passar. Fiz o curso no Projeto Diário e passei.

Deixe uma resposta