Certificação Projeto

Certificação PMP – Por que certificar?

Certified ProfessionalA certificação PMP® – Project Management Professional1 – emitida pelo PMI® (Project Management Institute) é a mais famosa entre as certificações da área de gerenciamento de projetos e também a mais reconhecida no mundo.

Segundo o PMI “O programa de certificação do PMI é projetado para garantir que todos os profissionais certificados tenham demonstrado sua competência através de avaliações justas e válidas2. É importante ressaltar que as certificações e credenciais do PMI são desenvolvidas por profissionais de gerenciamento de projetos para profissionais de gerenciamento de projetos.

No caso específico da certificação PMP, o candidato deve demonstrar sua competência através de:

  • Revisão de Escolaridade e Experiência:
    • Caso o candidato tenha completado uma formação superior de quatro anos (Bacharelado ou equivalente), são exigidos 3 anos/36 meses não sobrepostos de experiência em gerenciamento de projetos. Pelo menos 4500 horas em liderança e direção de tarefas em projetos e mais 35h de educação formal específica em gerenciamento de projetos.
    • Caso o candidato tenha completado somente o segundo grau, são exigidos 5 anos/60 meses não sobrepostos de experiência em gerenciamento de projetos. Pelo menos 7500h em liderança e direção de tarefas em projetos e mais 35h de educação formal específica em gerenciamento de projetos.
  • Teste de Competências
    • É aplicado um teste de 200 questões baseadas em situações práticas reais.
  • Desenvolvimento Contínuo
    • O certificado tem validade de 3 anos durante os quais o profissional deve acumular desenvolvimento e formação profissionais. Trocando em miúdos: o profissional deve atender palestras, cursos, seminário, webinars, trabalho voluntário e/ou outras atividades que contam PDU (Unidade de desenvolvimento profissional), contabilizando 60 PDUs a cada ciclo de 3 anos para que sua certificação seja renovada por mais 3 anos.

Ok, mas e aí, vale a pena?

Eu respondo com muita tranquilidade: Vale! thumbs up

Por vários motivos. Cito abaixo alguns deles:

  1. A preparação para o exame é um aprendizado intenso. O exame é muito difícil e extremamente exigente. É necessária a leitura do PMBOK, muitas vezes um curso preparatório para a prova, fazer dezenas e dezenas de simulados, ler livros de gerenciamento de projetos e preparatórios para o exame, e por aí vai. Nessa brincadeira, você aprende muito! São muitos pontos de vistas diferentes, muitas situações e conceitos que vão sendo encaixados dentro da sua experiência e mudando a sua perspectiva sobre projetos.
  2. Diversas vagas de gerente de projetos exigem a certificação PMP. Com o reconhecimento internacional da certificação PMP, várias empresas exigem que seus gerentes sejam certificados pois “garantem” que eles tem uma base de conhecimento sólida e a exeperiência necessária para exercer um bom trabalho.
  3. O seu salário pode aumentar em até 50%. A última pesquisa salarial feita pelo PMI3 4 (dados de 2011) mostra uma diferença de até 50% na comparação das médias salariais de um profissional certificado PMP versus um profissional não certificado. Considerando o salário anual médio de um gerente de projetos que seria algo em torno de R$9000,00, é fácil concluir que o investimento financeiro também vale a pena! Isto não significa que a certificação irá automaticamente aumentar o salário do profissional mas o conhecimento, habilidade e experiência deste profissional poderão agregar mais valor a companhia para a qual trabalha e o profissional será mais valorizado por isso.

Portanto, a experiência de obtenção da certificação é muito válida para o profissional de GP. Além de mostrar a capacidade de atingir objetivos e concluir projetos (Sim, [highlight type=”yellow”] conquistar a certificação PMP deve ser encarado como um projeto![/highlight]) há vários frutos que este caminho pode trazer para você como realização profissional e pessoal.

Referencias

Diogo Magalhães

Deixe uma resposta