Blog

Governança

O fator-chave

Já postei aqui sobre o tripé do sucesso em gerenciamento: PESSOAS-PROCESSOS-FERRAMENTAS, uma relação de dependência entre três fatores onde as pessoas são o fator-chave, a razão de existência de tudo mais, o início e o fim. Os processos e as ferramentas são fatores consecutivos, de importância acessória e que jamais devem subjugar a singularidade do […]

Conhecimento Projeto

Lições aprendidas em 2012

Bom dia pessoal e claro, um feliz 2013! Para iniciar bem o ano, por que não analisarmos nossas lições aprendidas em 2012? Bem, no ano que passou aprendemos com 198 artigos divididos entre Gerenciamento de Projetos, Eletrônica, Tecnologia da Informação, Administração, Segurança, Marketing, Relacionamento com os clientes, e claro muitos eventos! Terminamos a descrição dos […]

Governança Recursos Humanos

Gestão de Mudança Organizacional

Gestão de Mudança Organizacional (OCM – Organizational Change Management) sempre desempenhou um papel importante na implementação bem sucedida de um Enterprise Resource Planning (ERP). Hoje, OCM pode ser decisivo em ajudar as organizações a mudar mais rápido, de maneira decisiva e significativa frente à seus concorrentes. É muito mais fácil escrever do que fazer, claro, […]