As Forças do Ambiente Organizacional – Conflitos

O principal aspecto do conflito não é o fato dele existir ou não, mas sim, o gerenciamento do conflito. “Um conflito normalmente ocorre quando há divergências de ideias e opiniões, onde há necessidades, interesses e problemas distintos”1.

Este é o 4º artigo da série: As Forças do Ambiente Organizacional. Acredito que você esteja acompanhando desde o início. Caso não, recomendo que leia o primeiro artigo, para um melhor entendimento.

O conflito organizacional surge quando uma parte visualiza a outra como obstáculo à satisfação de suas preocupações, podendo provocar a frustração e, posteriormente, leva-lo a reagir em face da outra parte. Alguns estudiosos afirmam que o conflito é uma disfunção do ambiente de trabalho. Porém, quando gerenciado de maneira eficaz, o conflito pode ser benéfico, ajudando a atingir as metas e os objetivo.

É muito comum nos depararmos em situações de conflitos em nossa vida. Somos diferentes em necessidades, opiniões e, dependendo de como encararmos estas diferenças, pode nos conduzir à um modo construtivo de resolução de conflitos. Este deve ser o nosso objetivo. Conflitos fazem parte da natureza humana e não devemos atribuí-lo à uma conotação negativa, independente do grau de complexidade. Se gerenciado de forma positiva, pode ser uma fonte de criatividade; enquanto que, se gerenciado de forma negativa, pode gerar um ambiente improdutivo.

Segundo Berg (2012), existem três tipos de conflitos: pessoal, interpessoal e organizacional.

Conflito Pessoal

É definido pelo modo como a pessoa lida consigo mesma. São inquietações, dissonâncias pessoais e o contraste entre o que se pensa e como age. É importante ter cuidado com este tipo de conflito, pois, pode-se levar a determinados estados de estresse e atrito.

Conflito Interpessoal/Grupal

Como dito no início, são as diferenças entre 2 (ou mais) indivíduos. Apesar de estarmos tratando de Conflitos Organizacionais, a maioria dos atritos e desavenças são de origem interpessoal ou em grupo, podendo ser mais difíceis de lidar.

Conflito Organizacional

Diferente dos demais conflitos, este não é fundamentado em sistema de princípios, valores e crenças pessoais, e sim no resultado das constantes mudanças dentro da organização e dinâmicas organizacionais onde, algumas vezes, podem até mesmo ser externas às empresas.

Este conflito não é o mais comum e também pode surgir quando há disputa de poder, sistemas de recompensa conflitante, disputa por recursos escassos, entre outras razões.

Tipos de Conflitos

Chiavenato (2004) afirma que o conflito pode ocorrer em alguns níveis de gravidade, conforme resumo abaixo:

  • Percebido: as partes compreendem a existência do conflito;
  • Experienciado: o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, etc., mas não é manifestado externamente ou com clareza;
  • Manifestado: ocorre através de comportamento, por ao menos uma das partes.

“O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram” 2.

Podemos dizer que a maioria dos conflitos surge das relações interpessoais que, às vezes, é mais difícil de lidar. Não é fácil fazer com que os outros consigam visualizar os mesmos conceitos que vemos, principalmente os valores essenciais do trabalho. Todos queremos atingir um determinado objetivo, porém, cada um acredita que o seu caminho é o melhor à ser trilhado e, na maioria das vezes, pensamos que os outros tem a mesma visibilidade que nós.

A melhor forma de minimizar os problemas causados pelo conflito é a Liderança, saber como conduzir o processo mostrando que os conflitos que visam a melhoria do trabalho, qualidade, produto e processo são positivos. É importante saber facilitar o processo, garantindo que os conflitos negativos sejam evitados. Se bem gerenciado, o processo trará mais benefícios do que malefícios para o ambiente organizacional.

Bom, percebe-se que este é mais um universo à ser desmistificado, para que possamos compreender e lidar melhor com os conflitos no Ambiente Organizacional. Portanto, este assunto poderia render outros artigos e espero que você continue nos acompanhando nos próximos. Até breve!

  1. Fernando Montero da Costa, diretor de Operações da Human Brasil  
  2. CHIAVENATO, 2004, p. 416  

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Renato Cunha