Governança

A TI interdisciplinar

No post As interfaces táticas da TI, abordei a evolução de competências que a TI tem passado para se adequar às novas demandas nas empresas. Citei para embasamento Jeane Ross (MIT) e um artigo da Computer World.

O assunto já passou outras vezes aqui, em especial no post A visão holística na gestão da TI. Uma outra lição vem do portal CIO, que publicou em dezembro de 2011 o artigo “Nove competências ‘quentes’ para 2012 na área de TI”. Uma abordagem limitada às competências tecnológicas do profissional técnico, mas que já dá indícios de que as mudanças no cenários organizacional são presentes. O que se vê é uma tendência ainda tímida de demanda por outras competências, como acontece com a Gerência de Projetos citada no artigo.

Atualmente, encontro empresas que exigem conhecimento em análise de riscos, gestão de pessoas, habilidade em comunicação escrita e recursos humanos para Analistas Sêniores e Coordenadores. Habilidades antes sugeridas a Gerentes mais experientes. A TI está virando uma área interdisciplinar.

Vale a leitura, a releitura e a reflexão.

Cleber Sousa

Comentários

Deixe uma resposta