Governança Projeto

A sopa de letrinhas

A eficácia do uso do cinto de segurança foi comprovada para que uma lei fosse sancionada obrigando seu uso. Da mesma forma, as práticas de gerenciamento, logo que tidas como boas, são ditadas em um framework.
Essa analogia foi feita por um gerente de TI de um grande empresa. E muito bem colocada, já que na corporação, o framework é a lei.
No dia a dia do gestor, o foco gerencial limitado a frameworks ou a ISOs é perigoso. Fazendo uma comparação semelhante a do cinto de segurança, antes da Lei Seca e das pesquisas sobre os efeitos do álcool, se dirigia, eu não bebia, e se bebia, eu não dirigia, eu observava o meu corpo e sabia de meus limites. Quando surgiram as blitz, eu nem me abalei. O bom gestor, portanto, deve se antecipar ao problema, observar o que há a sua volta, ter coragem para entender o que lhe é adequado e o que lhe é descartável. Dosar as recomendações contidas na ITIL, no COBIT, no PMBOK, CMM etc, é inteligente e possível.

Lido basicamente com ITIL, medindo esforços com a ISO 20000, cruzando métricas com COBIT… tudo para continuar me nutrindo dessa sopa de letrinhas. Mas não abro mão do meu tempero para discordar do que para uns foi boa prática.

Cleber Sousa

Deixe seu comentário